Posted by : Se-chan sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Quantos mangás yuris você já leu que alguma personagem falou "É impossível duas garotas namorarem" ou algo similar? Eu imagino que muitos, já que é um clichê do yuri a personagem a princípio negar qualquer relação entre garotas. O que não estamos acostumados a ler é uma solução rápida para isto. E essa é a genialidade de Teren Mikami, escritora de 3 obras que começaram a sair ano passado (2020).

Não, Teren Mikami não é mangaká (desenhista de mangá), ela é escritora. Talvez você a conheça pelo já popular Watanare (There's No Way I Can Have A Lover! *Or Maybe There Is? em inglês, ou popularmente chamado no Yuri Café de 'muri muri'). A obra fala de uma garota (Renako) que é totalmente azarada e tem problemas em se enturmar, um total desastre. Na escola nova, ela conhece a outra protagonista da história (Mai), a qual ela quer ser melhor amiga. Porém, a outra garota se declara para ela. Nessa encruzilhada, Mai encontra uma "solução": "Que tal um dia sermos amigas, e no outro sermos namoradas?"


E assim, o mangá (adaptado de uma light novel escrita por Teren Mikami) prossegue, com as duas garotas aceitando essa loucura e tentando convencer a outra de que a alternativa dela esta certa. Renako, mostrando para Mai o que é ter uma boa amizade, e Mai, tentando mostrar que o melhor é elas ser namoradas. Monsieur (mangaká que adapta a obra) faz uma arte extremamente próxima ao original da capa da light novel (feita por Takeshima Eku, mangaká de 'Whisper me a love song') e os momentos entre amizade e namoro cada vez parecem mais próximos, mas ao mesmo tempo mais contrapostos. É muito interessante como Mai se comporta totalmente convicta que ela sairá "vitoriosa" nessa disputa.


Já em Arioto (A Yuri Story About a Girl Who Insists "It's Impossible for Two Girls to Get Together" Completely Falling Within 100 Days, ou apelidado pelo KaS de 'yuri dos 100 dias'), Teren Mikami (roteirista do mangá) faz a trama entre Marika e Fuwa uma disputa muito peculiar. No início do mangá, Marika está conversando com suas amigas e uma delas a pergunta o que faria se uma garota se confessasse para ela, e Marika somente diz que "É impossível duas garotas namorarem". Fuwa, a garota solitária, rica e com aura que todos admiram, a chama para conversar.


O que acontece é praticamente uma aposta: Marika ganharia 10.000 yens por dia se ao final de 100 dias ela não se apaixonar por Fuwa. Não é simplesmente elas começarem a namorar ou andarem juntas, na verdade Fuwa está "comprando" a companhia de Mariko por estes 100 dias, então a garota tem que fazer o que Fuwa quiser, mas nada extremo. (há algumas garotas no Japão que fazem serviços de tomar café com senhores mais velhos, Mariko menciona que pensaria até em trabalhar assim se ganhasse bem). Mariko, furiosa pela convicção da outra de que se apaixonará, aceita a proposta. Os poucos capítulos disponíveis mostram Fuwa tentando fazer Mariko entender que duas garotas podem sim ficar juntas, a obrigando a ler mangás yuris e depois... bom, ver algo um pouco mais "direto ao ponto".


Ambas as persoangens (Mei e Fuwa) encontram alternativas peculiares (por isso o "Stonks") para as garotas que dizem ser "impossível" duas garotas ficarem juntas. Muri Muri vai totalmente para a comédia, enquanto o Yuri dos 100 dias a personagem parece fazer as coisas mais metodicamente. Os dois mangás são ótimas amostras de como fazer obras yuris focadas no romance, mas que não sejam "mais do mesmo".


Já a última obra de Mikami que quero falar é Moshi, Koi ga Mieta Nara (If You Could See Love em inglês, finalmente um título menor...), onde mais uma vez ela é roteirista do mangá. A história é em torno de Mei, uma garota que consegue enxergar flechas que mostram quem as pessoas amam (menos a própria, a princípio). Ela pretende, mudando para um colégio feminino, fugir dos dramas de amor que já perturbaram muito sua vida. "Infelizmente", chegando no colégio, além de reencontrar uma antiga amiga (que é totalmente apaixonada por ela), Mei vê que há MUITAS meninas que gostam de outras no colégio. Tentando fugir, ela vai até o banheiro, onde tenta ajudar uma garota, que se apaixona por Mei a primeira vista.


É muito interessante como as flechas funcionam no mangá (principalmente por serem coloridas), e o clima do mangá é muito divertido, algo que ele tem em comum com as outras obras de Teren Mikami. Essa autora, que antes fazia coisas como harém comum (hétero) e genderbenders de história questionável, aparentemente resolveu com a pandemia soltar seu lado yuriko (fã de yuri) para o mundo ver.


Sem nenhuma inibição e com um potencial enorme, as tramas de Teren Mikami podem não ser de uma complexidade invejável, mas mostram o quão divertida uma obra pode ser quando despreocupada de se manter ou não no romance padrão, e mesmo assim usar de vários dos clichês do yuri ao favor do enredo.


Em outras palavras, o yuri STONKS de Teren Mikami me conquistou e nem precisou de uma aposta para isso acontecer.


Entre em contato por:

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Muito bom, fiquei curiosa sobre todos estes e comecei pelo
    'here's No Way I Can Have A Lover! *Or Maybe There Is? "

    Achei um site onde alguem estava tentando traduzir/adaptar em inglês a novel no manga, porém só tinha até o cap 10.. onde eu poderia continuar ler?

  2. Lana-chan says:

    Adoro Arioto. Li os capítulos disponíveis da novel em pouco tempo. O Muri Muri também é bem divertido, mas não tenho tanta disposição para ler a novel. Das três obras, a última foi a que achei mais sem graça. Isso pode ter acontecido pelo meu humor na hora. Gostei dessa autora porque ela deixa as obras bem divertidas, Arioto, por exemplo, é bem errado e eu acho muito divertido.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -