Posted by : Se-chan sábado, 13 de outubro de 2018

Após uma longa espera, o anime de Yagate kimi ni naru (Bloom into you no ocidente, também apelidado de YagaKimi) estreou e com ele nossa seção de comentários. Após 2 episódios, pude ver adequadamente as qualidades e falhas da adaptação e aqui estou para expor minha opinião.

A princípio, acho melhor explanar um pouco sobre o que é a série.

Yagate kimi ni naru é um romance com foco no psicológico, com vertente também em conceitos de sexualidade que conta a história de Yuu Koito, uma recém estudante de ensino médio que tem que dar resposta a uma declaração que recebeu na formatura do primeiro grau.

Curiosamente, Yuu sabe que não sente nada pelo garoto qual se declarou a ela, entende conceitos de amor e o que deveria sentir, mas nunca sentiu nada parecido com ninguém. Quando Yuu vai ao conselho estudantil de sua nova escola para um período de teste para ver se gostará e virará oficial do conselho, a garota se depara com uma garota rejeitando uma declaração, falando que "não tem intensão de namorar ninguém, seja esse quem for". Após pedir ajuda a garota, Touko Nanami, beldade do segundo ano e do conselho estudantil, Yuu consegue responder com clareza ao garoto seus sentimentos. Mas a garota tem um novo problema, Nanami se declara, dizendo que elas não eram iguais.

E assim YagaKimi começa.

O mangá é cheio de questões sobre sexualidade, sentimentos e a complexidade das relações entre pessoas. Por isto, a adaptação para animação poderia dar muito certo, ou muito errado visualmente. Fazer uma adaptação ao pé da letra de tudo o que se tem do mangá ficaria bom, mas poderia em alguns momentos não conseguir transparecer o que acontece nas páginas, já que são mídias diferentes.

Admito que após ver o primeiro episódio pela primeira vez, impliquei um pouco com o design de personagens, muito plano, sem tridimensionalidade. Porém, após ver mais 3 vezes (sim..) o episódio e o segundo duas vezes, me acostumei com a arte. Ainda não sou tão fã, mas me acostumei. Por outro lado, a trilha sonora é sutil, com foco em piano e violão e funciona bem. Ela lembra algo como Maria-sama ga Miteru, mas tem uma personalidade própria. Principalmente a abertura e o encerramento.

E que abertura.
Cheia de alegorias, figuratividade e densidade, o visual da abertura é perfeito. Diz tudo sobre a série e  merece uma análise apenas dela.

Falando em figuratividade, é a melhor qualidade dessa animação. Os momentos "aquáticos" onde Yuu não consegue falar com as amigas sobre o menino que se declarou, ou quando ela pensa que
Nanami-senpai já sabe o que é sentir que alguém é especial para ela. É um artifício simples, mas que funciona muito bem e nem era usado na obra original. É surpreendente que este seja o primeiro trabalho como diretor de fotografia de Tomonori Katou. Os detalhes são muito bem cuidados e transmitem muito bem o que os personagens sentem.

O que havia no mangá e foi utilizado visualmente um pouco diferente foi a questão dos brilhos. Na obra original, sempre que mostrava alguém apaixonado (principalmente no primeiro volume), havia brilhos na volta. Já na animação, foi feito questão de ser realizado de modo diferente. Seja com os olhos da Touko brilhando, com o garoto que se declara ou com a amiga do clube de basquete. É muito interessante, fico querendo voltar e voltar a ver todas as cenas, dissecando.

Porém, o que mais gostei foi os momentos onde focaram na Yuu. Quem leu o mangá sabe que Yuu teve um certo impacto pela Nanami-senpai no primeiro capítulo, com ela falando que não ficaria com ninguém. Só que no anime foi tão forte, mostrado de um modo tão interessante, que deixa uma pulga atrás da orelha de que se a Yuu não se apaixonou ali. Foi muito interessante. Todas as cenas onde a Touko aparece no primeiro episódio deixam um impacto forte na Yuu. Todas.

Falando em mudanças, achei muito bom os ângulos em primeira pessoa, em Yuu e Nanami, nesses
dois primeiros episódios. São pequenos detalhes que dão vida e personalidade a uma obra que está sendo adaptada com alta fidelidade.
E o que dizer da cena do primeiro beijo?! Sério, eu fiquei estupefata. É tão bonito, com detalhes maravilhosos e de uma sutileza sem tamanho. Sério que a Yuu acha que não sentiu nada naquele momento?! Sério?! EU TÔ MORTA COM ESSA CENA. (Fim do momento de surto)

Quanto a outros detalhes a serem destacados, posso dizer que gostei muito da dublagem. As vozes combinam e estou estasiada com a voz da Nanami-senpai. É perfeita! Quanto a animação, outro problema é a economia na mesma. Por ser uma obra de claro baixo orçamento, foi focado mais no 3D nas cenas para impactar, mas a animação tenta achar modos econômicos para fazer as cenas, seja com closes, ou outros artifícios.

Para não parecer tudo tão pesado e denso, o vídeo de encerramento funciona muito bem para o outro lado de Bloom into you, onde as personagens tem momentos que apenas se dão bem, sem pensar no que estão sentindo. É animado e as vozes das protagonistas funcionam muito bem na música.

Posso dizer seguramente que para mim a adaptação do mangá que mais gosto nos últimos anos de yuri está sendo quase impecável. Estou curiosa quanto ao que vem por aí e onde afinal a adaptação irá parar.

Podem ter certeza que trarei tudo aqui para mantê-los informados!

Entre em contato por:

2 Responses so far.

  1. jesica says:

    Eu tbm to amando a animação. Yagate é um dos meus yuris favoritos e não vou mentir que, apesar da ansiedade, eu estava com um pouco de receio quanto a animação. Mas tá tudo tão lindo. Aquela cena do primeiro beijo foi tão maravilhosa e já perdi as contas de quantas vezes assisti.
    A abertura ficou tão linda. Música perfeita, visual perfeito. Fico aguardando uma análise sua mais detalhada da opening.
    😍

  2. Já entra nos melhores da temporada pra mim (dificilmente qualquer obra humana ultrapasse Zombieland Saga) e melhor shoujo-ai q assisti ever

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -