Posted by : LKMazaki quinta-feira, 1 de abril de 2021

Virgin's Empire (オトメの帝国 - Otome no Teikoku, no original) é um mangá de Kishi Torajirou, que começou a ser publicado em 2010 e atualmente é publicado na revista digital Grand Jump Web, contando, em abril de 2021, com 15 volumes compilados.

 

Já faz um bom tempo que Virgin's Empire está por aí no fandom yuri e sempre provoca discussões devido ao seu alto grau de fanservice e, suposta, falta de conteúdo relevante. O objetivo deste artigo é tentar desmistificar essa impressão inicial que a obra tem para quem ou leu na época do lançamento inicial ou apenas viu os primeiros capítulos e não acompanhou mais a obra.

 

A primeira vez que li, como imagino deva ser o caso também da grande maioria, foi apenas por conta do apelo visual que as primeiras páginas tem (em 2010 a variedade de mangás yuris originais era bem menor do que hoje em dia também). Francamente, mesmo com o fanservice sendo o objetivo, acabei bem desapontada. Os primeiros capítulos basicamente giram em torno de situações ecchi variadas que ficam num limbo entre "são brincadeiras inocentes de garotas adolescentes" e ângulos pensado para chamar a atenção.

 

Porém, após alguns anos e já tendo esquecido a obra, algumas ilustrações pelas minhas redes sociais me fizeram tomar um susto ao perceber que aquilo era Virgin's Empire.

 

  


  

Para efeito de comparação, a capa do primeiro capítulo onde as mesmas personagens aparecem na frente:




A grande virada narrativa que me fez voltar a prestar atenção no mangá foi o relacionamento entre Chie e Ai. Elas foram as primeiras que percebi terem um arco de história e que, no capítulo 115, acontece um beijo entre elas (spoilers!) E esse desenvolvimento, que passou pela competição escolar onde Ai enfrentou medo e frustração no seu desejo de ser a melhor corredora da competição, e culminou com uma bela cena de apoio e entendimento entre as duas amigas que já estava no limiar entre amizade e romance há muitos capítulos me fez retomar o mangá basicamente do começo e os, na época, quase 200 capítulos já existentes.

 

 

E, francamente, Virgin's Empire acabou se tornando um dos meus mangás preferidos de acompanhar, sem exageros. O fato do fanservice, que no começo ser exagerado e único fator de entretenimento possível ter se tornado mais sofisticado, no sentido de bem feito e talvez até mais atraente do que imagens escrachadas do começo, ter se combinado com um elenco grande, diverso e muito interessante de personagens e relacionamentos únicos, com ritmos diferentes, fez essa obra se tornar um gigante que, pelo menos na visão que tenho como leitora e parte do público de yuri, é em grande medida ignorado pela fama ruim do começo da série.

 

As personagens de Virgin's Empire são o grande ponto forte da série. Este texto seria exaustivo se fosse falar sobre todas as personagens e relacionamentos, por isso vou comentar apenas os que mais gosto de acompanhar (a quantidade de pares te dá a liberdade de acompanhar apenas alguns e outros não se desejar, pois tem conteúdo de todos)

 

Mio x Shizuka

A típica história de kouhai apaixonada pela senpai popular começa de maneira bem lenta, saltando para momentos bastante "perigosos" repentinamente, como não é estranho em Virgin's Empire. Porém é após as duas começarem a namorar de fato que as coisas ficam complicadas.

 

Shizuka, a senpai, tem um rolo mal resolvido com Kaoru (a comedora da história, vou falar um pouco mais dela depois) e não consegue se livrar os resquícios de atração que a fazem incapaz de resistir às investidas de Kaoru. Mio, a jovem kouhai apaixonada acaba descobrindo isso da pior maneira possível e a relação entre ela e Shizuka desanda de maneira dramática e perigosa.

 

Ciúmes, fraqueza e aceitação se tornam temas da difícil história que as duas seguem construindo. Uma trama que não fica estagnada na paz como, por exemplo, o caso de Chie e Ai, que depois que se tornam um casal são responsáveis pelos capítulos mais fofos possíveis.

 

cap 14:


 

cap 154:


 

cap 228:


 

Ayano x Miyoshi

As protagonistas originais de Virgin's Empire saíram de ser umas idiotas que ficam apalpando a outra para zueira para... Bom, ainda serem idiotas, mas agora num sentido um pouco mais próximo do "mas é óbvio que elas gostam uma da outra, mas elas são burras demais para ver isso".

 

Numa obra onde a discrição em relação à sexualidade das personagens ficou para trás, elas conseguem ser o ponto onde o leitor morde os nós dos dedos de raiva da lentidão das duas em enfim entender o que sentem. Esse navio ainda vai para o oceano, eu acredito!

 


Mask x Kaoru

Como disse antes, Kaoru é a comedora de plantão. Ela é sedutora e tira casquinhas (ou muito mais) de quase qualquer uma que atraia seu entendesse. Porém, além de fazer seu papel de antagonista no arco de Mio e Shizuka, ela acaba começando seu próprio arco de história começa e começa de maneira mais inesperada o possível, quando ela se apaixona pela última pessoa que se imaginaria que isso poderia acontecer.

 


 

Não falei antes, mas existe um subplot em Virgin's Empire ao redor do clube de mangá, basicamente formado de fujoshis debatendo sobre BL e desenhando ecchi de homens. É um plot bastante engraçado e onde inicialmente temos a aparição de várias personagens, como Bou, ou Mask, como é chamada uma das desenhistas do clube.

 

Sempre usando máscara e uma fanática de mangá BL, ela acaba se tornando o alvo da afeição da pior pessoa possível para lidar com verdadeiros sentimentos. Sim, Kaoru, a comedora geral.

 


Sinceramente, como disse antes, poderia prolongar essa lista muito mais com outros casais que tem seu charme, como Haruka x Kanae (este começou a surgir bem posteriormente na série, então a trama ainda está se desenvolvendo e estou bem curiosa), Elisha x Honoka (a estrangeira com dois pais e a fujoshi antissocial), temos a Nao (que tem um arco por si mesma sobre seu prazer proibido do exibicionismo até que.... Well, ela acaba trazendo Onibe, outra do clube de mangá, por acidente para dentro do seu plot) ou Mari x Yuu (que ficam oscilando entre um dos casais com plots mais ecchis e momentos de fofura inacreditável).

 

Sim, a obra tem ecchi (bastante!) e não vou negar que, dependendo do casal e capítulo, este fator ainda é o grande destaque. porém, cada vez mais Virgin's Empire foi se distanciando apenas da fórmula de "fanservice da semana" para se aproximar cada vez mais do formato "casalzinho da vez", trazendo arcos de enredo longos e complexos diluídos dentro de capítulos curtos, dividindo espaço com uma dezena de outros pares e suas questões.

 

Fica a recomendação, para quem nunca leu, que leia. Para quem já leu, há muitos anos e não gostou, que dê uma nova chance. Como disse antes, este é um dos melhores yuris que acompanho. E, apesar de ser ecchi, está longe de ser apenas isto.


4 Responses so far.

  1. sempre quis dar outra chance a ele, mas o ecchi no começo realmente me afastou e toda vez que eu penso em voltar, me dá um desgostozinho. Me dava uma vibe de "fanservice pra homem hétero". Qual o capítulo mais ou menos que os relacionamentos começam a ser levados mais a sério, vcs sabem?

  2. LKMazaki says:

    @JPop Addict

    É difícil dizer um capítulo exato, pois a coisa vai mudando gradualmente. O primeiro casal que vi com um destaque mais interessante foi Chie x Ai, lá pelo capítulo 60... Talvez daí pra frente seja uma boa. O que acabei fazendo foi ler a partir mais ou menos do 100 em diante e depois voltei pros primeiros, por curiosidade de ver partes das histórias das personagens que tivesse perdido.

  3. @LKMazaki
    É uma boa estratégia! Acho que vou fazer isso tb kk

  4. Lana-chan says:

    O começo de Virgin's Empire, com aquele fanservice desenfreado,me afastou da obra. Eu dei uma nova chance quando li em algum lugar que as cenas exageradas vão sumindo e o relacionamento das garotas ganha mais destaque. Concordo com você,é um dos melhores Yuri que leio.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -