Posted by : LKMazaki sexta-feira, 20 de março de 2015

Olá a todos!

Depois de algum tempo de espera, cá estamos de volta com nosso comentários sobre Yurikuma Arashi. Acabamos ficando ainda mais tempo sem comentários graças ao episódio 8.5, um especial que, juro, teríamos comentado se tivesse saído legendado em algum lugar aquela semana. Somando a isso uma gota de procrastinação na semana passada e a rotina nesta, temos aí um tempo considerável desde os surtos sobre o episódio 8.

Por uma questão técnica minha (a falta de tempo por estar de volta ao emprego e já trabalhando na parte 2 de Entre Lírios. . . essas coisas) vamos fazer uma experiência diferente essa semana: postar sobre os dois últimos episódios separadamente, em dias subsequentes. Hoje sobre o 09 e, amanhã, sobre o 10.

Provavelmente o post de hoje vai ser mais empolgado. . . Vamos ver!

#09 - O futuro das garotas


Começamos voltando ao momento fatídico do final do episódio anterior (antepenúltimo?) com o plus da queda da Ginko do alto do terraço e o sorriso triunfante de Yuriika.

Abertura e então temos o começo de uma passagem extremamente intrigante. Inicia-se com uma estudante indo para a escola. (Que fique bem claro que todos nós já estávamos esperando por essa estudante, graças ao preview muito bem vindo ao final do SP 8.5). Ouvem-se as conversas preocupadas das alunas sobre outro urso apareceu no dia anterior, mas os boatos dizem que esse urso sobreviveu e está a solta por aí.



Essa estudante chega até o jardim de lírios, agora vazio, e revela-se um segredo: A porta que estivera sempre ali presente, na verdade, é uma passagem para. . . Para onde? Esse lugar é muito parecido com o lugar onde Kureha encontrou Ginko no passado! Mas como isso poderia estar no meio da escola? Teria que ser algo como uma passagem, ou para uma dimensão fora da realidade, ou para o campo que divide o mundo dos ursos e dos humanos.




E no meio daquele lugar. . . uma cama coberta de véus negros. Mitsuko encara, sorridente, uma Ginko ferida, porém ainda viva. A primeira chama aquele lugar de Porta da Amizade (ou Porta para Amigos, conforme a tradução).




(TIPOW, claro que a gente já sabia que ela ia aparecer, mas. . . CARAMBA! Como que essa bicha dos infernos sobreviveu? Por que ela está com a Ginko? E onde isso se encaixa com o tal crime que a Ginko cometeu sobre a Sumika?! Ahhhh, são tantos questionamentos de uma vez, e mal começou o episódio!)

Entrementes a essa cena surreal temos Yuriika em meio a suas reflexões amargas, em seu escritório. Ela debocha da desgraça de Ginko, afirmando que ela estava pagando por vários pecados, entre eles o fato de saber do amor de Lulu e ainda assim ter tentado abandoná-la (Eu não tinha me ligado muito desse ponto sobre a Lulu na primeira vez que assisti o episódio, confesso. Depois vamos ver como isso vai ganhar importância. . .).

Yuriika então abre uma de suas gavetas e pega um conjunto de páginas, enquanto fala com a Reia dos seus pensamentos. Ela então declara que irá devorar Kureha aquela noite. (E também termina com todas as dúvidas existentes sobre ela ainda poder se tornar um urso ou não. Estavam rolando algumas dúvidas na internet até então).

De volta à Ginko na Porta da Amizade, temos a nossa heroína-ursinha despertando e sendo surpreendida por Mitsuko. Então Ginko faz um imenso favor a todos os expectadores, fazendo uma pergunta simples:



"Você não deveria estar morta?"

E a resposta de Mitsuko não é menos surpreendente do que deveria:

"Sim, eu estou morta. Você é a única que pode me ver agora."

(WHAAATTT? Ela é uma alucinação da Ginko? Algo como uma personificação de alguma coisa na cabeça da outra? Mas ela não estava andando na escola na cena anterior? Será que ela é um fantasma ou algo assim? Godoka do céu. . . )

Oh, ela é "um fantasma chamado Desejo" que vive dentro do coração de Ginko. Pelo menos é o que Mitsuko diz. (Apesar de isso não deixar claro ainda se é um fantasma literal ou simbolicamente, mas vou tomar como algo representativo apenas. . .). Mitsuko explica que aquele lugar é onde os mundos da lua e da floresta são divididos (O lugar físico então. . . Será que ela usa essa terminologia por ser parte do inconsciente da Ginko, onde tudo é povoado pelo conto de fadas de Reia ou esse lugar é visto desse modo mesmo? - estou bastante questionadora no post de hoje, né -).

Então Mitsuko pergunta: Como foi que você matou Izumino Sumika? E nós começamos mais um daqueles momentos que sabíamos que não faltaria nesse episódio: FLASHBACK!

Voltamos ao dia anterior à morte de Sumika. Vemos uma repetição da cena em que Mitsuko aparece pela primeira vez, dizendo que vai ajudar às duas a enfrentar a Tempestade Invisível e a cuidar do jardim. E então a cena continuar seguindo os acontecimentos, intercalando com os comentários de Mitsuko para Ginko, no presente.

Naquele dia, Sumika e Mitsuko voltaram para casa juntas por uma parte do caminho. Mitsuko jogou uma isca perfeita para Sumika, convencendo-a de que tinham que chegar mais cedo na escola no dia seguinte, para fazer uma surpresa para Kureha.

 


E, é claro, ela sabia que Ginko estava seguindo as duas naquela tarde.

Ginko continuou seguindo Sumika quando esta ficou sozinha e se aproximou. As duas trocaram algumas palavras, mas Ginko permaneceu no seu estado frio com o qual foi apresentada no começo da série. Mas a verdade é que, por dentro, ela estava queimando. De ciúmes.



Apesar disso, na manhã do dia fatídico, Ginko levantou e saiu sem avisar Lulu, na intenção de alertar Sumika para o perigo iminente que corria ao estar próxima de Mitsuko. Apesar do ciúme, ela teve a intenção de impedir a tragédia a princípio.

Nos portões da escola, Sumika mais uma vez procura seu broche. Ginko então aparece e lhe entrega o objeto encontrado. (As repetições e coincidências tão poéticas da ficção não são demais?). Sumika fica muito feliz, pois foi aquele objeto que lhe trouxe a amizade e amor tão preciosos para si. Ela agradece Ginko e então se apressa para preparar a surpresa combinada.

E nesse momento, Ginko tem o impulso de chamar Sumika de volta, mas ela acaba parando o próprio gesto no meio do movimento. Ginko poderia ter salvado a vida de Sumika, mas o ciúme a fez não agir. No fundo, ela queria a morte daquela que roubara o amor de Kureha. 





E então nós temos uma cena de possessão bem ao estilo Ikuhara. Para o deleite dos nossos olhos.




(Esse é um ponto em que é importante ter definido se acreditamos que a Mitsuko presente ali é um fantasma literal ou não. No meu caso, como optei pela via simbólica da coisa, esse momento de "possessão pelo Desejo" é uma sugestão de que Ginko se entregou à própria culpa e que, condenando-se por seu crime horrível, não tem mais outra escolha a não ser agir pelo lado mais fundamental do amor: o Desejo. Uma via que lhe faz regredir de atitude, equiparando aos atos de Yuriika e Mitsuko [a real].

Outro ponto importante que fica dessa cena é o discurso de Mitsuko a respeito do amor e sua natureza egoísta e consumista. Não vou discutir esse ponto, mas apenas gostaria de deixar ressaltado é na frieza e realismo desse conceito em meio a uma história bastante pontuada pela inocência e "pureza" do "amor que não se deve desistir". Não que um ponto seja mais correto que o outro, ambos são apenas maneiras distintas de interpretar, de lidar, com o sentimento chamado Amor.

Essa é uma discussão que vai longe. . . Se estende por toda a História registrada, ou não, da Humanidade. Vamos em frente!)

Seguindo temos uma nova reunião da Tempestade Invisível, agora presidida por Chouko Oki (aliás, de onde o pessoal tirou na semana ainda do 8.5 imagens desse episódio que não estavam no preview? Ou será que estavam e eu fiquei tão chocada em rever a Mitsuko que deletei isso? Well. . .). Dessa vez o foco da discussão é uma descoberta aterradora: ursos tem se disfarçado de pessoas. Agora o objetivo do grupo é eliminar um mal inegável: os ursos que tem enganado a todos para devorar seus amigos. A grande novidade para nós a presença de Kureha na sala, sentada ao seu canto, acompanhando aquele desenrolar.


Do algo de uma sacada próxima o Trio Life (Será que tem algum nome diferente pra eles? É bem engraçado ter que chamá-los assim. . .) observa toda a reunião e também comenta sobre a presença de Kureha ali.

Life Sexy, entretanto, está observando uma cena bem mais interessante na enfermaria próxima. E eu queria salientar aqui o quão fanservice foi essa cena! Caramba. . . Dentre todas as coisas que já vimos nessa série, acho que, com excessão da cena da Mitsuko e a sua bear lover, no episódio 2, não tivemos nada tão explícito assim! Pena que, para a tristeza de Life Sexy (e nossa) acabamos ficando sem o estopim daquela adorável cena de amor XD

U-Oh! Godoka me acode aqui!
Enfim, voltando à reunião. O objetivo agora da Tempestade é descobrir quem é o urso que está nas proximidades escondido e assim faz sua votação. Kureha fica hesitante quando vê o nome de Ginko na lista. Afinal, ela tem certeza da identidade de Ginko, mas algo lhe faz hesitar, mesmo depois de ter disparado seu Love Bullet.


Aqui a cena é cortada e acabamos sem saber em quem Kureha votou como "mal" e também em quem foi eleita como a próxima vítima da caça do grupo. Ao invés disso o tempo avança um pouco e vemos Kureha, já em casa, refletindo sobre o que acontecera. O crime que Lulu havia denunciado, de que Ginko seria cúmplice da morte de Sumika, confirmado pela própria Ginko. Kureha está confusa, sem entender o que é ou não verdade naquela história toda.


E quando ela recebe uma ligação. O som da chamada é ligeiramente diferente do de sempre e a voz do outro lado da linha não é a de Life Sexy. Yuriika usa um adulterador para fazer um chamado à Kureha, lhe dizendo que o urso lhe estará aguardando no jardim dos lírios. Kureha, imaginando que o urso seria Ginko, sai em disparada (o detalhe importante: desarmada) para o local.

Essa mina tá reconquistando meu respeito. . .


Yuriika se prepara para enfim realizar o ato que esperara durante tantos anos: iria comer aquela que roubara de si todo o amor de Reia.



Kureha chega ao local indicado, o jardim, e procura por Ginko. Ao invés disso é outro urso que aparece. Yuriika, em seus pensamentos se delicia com aquele momento e então avança. Teria sido o fim, se um disparo inesperado não atravessasse Yuriika, fazendo-a fugir desesperada. Kureha então percebe o broche deixado para trás pelo o urso e parece compreender enfim quem era aquele urso que lhe atacara.





(Essa cena é interessante prestar atenção do paralelo do comer, no sentindo literal, e o "comer", no sentindo sexual. Quando Yuriika ataca Kureha, para devorá-la, é mostrada uma cena distinta da realidade imediata, onde Yuriika arranca as roupas da jovem e avança para lhe beijar, quando, fica claro que na realidade ela está avançando para devorar-lhe. Para os ursos o conceito de amar e devorar é uma coisa muito misturada, desde o começo e até a esta altura da trama).

A cena corta e temos os suspiros moribundos de Yuriika, que vê ninguém menos do que Reia correndo em sua direção, como se fosse um sonho. Porém esse "sonho" lhe toma no colo e Yuriika fica regojizada com aquele encontro em seus momentos derradeiros. Como uma forma de pedido de desculpas, Yuriika não apenas fala sobre tudo o que aconteceu como também confessa que roubou as páginas finais do livro que Reia escrevera, A Garota da Lua e a Garota da Floresta.




E então, a vida de Yuriika chega ao fim, só não antes de ela declarar pela última vez o seu amor eterno por Reia.



Vemos então que, claro, quem segurava Yuriika não era Reia, apesar da incrível semelhança das duas.

FIM!?! Não!!

Depois dos créditos temos uma rápida cena onde Kureha, ainda espantada com as revelações de Yuriika no leito de morte, abre a gaveta central do arquivo da sala da diretoria e encontra as páginas do que seria o futuro sonhado por Reia para ela, Kureha e Ginko. A única coisa que ela consegue exclamar ao ver aquelas páginas é:

"Impossível!"



Agora sim. . . FIM!!!

Episódio 9 - Comentários finais


Belo episódio, belo fechamento de subtrama. Aliás, que atuação maestral teve a Kikuko Inoue até o final! Nossa, melhor dublagem da série, na minha opinião. Yuriika conseguiu passar toda a dor, contradição e angústia do caminho sombrio que escolheu trilhar. 

Apesar de ter jogado muito hate em cima da Yuriika desde o começo, quando já suspeitava da sua vilania, a essa altura eu nem consigo mais considerá-la uma vilã, simplesmente. Claro, ela foi dentro desse arco de trama a grande manipuladora por detrás de todos os acontecimentos-chave, porém sua complexidade e motivação lhe dão um aspecto muito mais complexo e humano (apesar dela ser um urso XD) do que um vilão clássico tem.

É bem diferente de, referenciando Utena pra puxar esse exemplo, Dios e o Fim do Mundo. Apesar de ser um caminho com alguma semelhança com o de Yuriika, onde o personagem parte do ponto A para o ponto B, completamente sombrio, o Fim do Mundo por si não consegue causar qualquer empatia no espectador. Aliás, nem ele nem Dios, mesmo que Dios fosse o Príncipe daquele passado mítico ao qual eles se referenciam.

Yuriika foi uma vilã muito mais tangível, bem construída, legítima em seus movimentos. Isso não muda o fato dela ter feito as maiores filhasdaputagem dessa história, mas com certeza é algo que faz a personagem conseguir deixar uma marca de carisma enorme, mesmo em seu papel de "Mal".

Enfim, vamos falar um pouco mais da primeira parte do episódio também né.

A volta da Mitsuko, mesmo que como uma sombra da alma de Ginko foi magestosa. Mitsuko sempre foi uma personagem de muita presença. Uma outra grande dublagem dessa série também, de autoria da Aoi Yuuki.

Digamos que essa primeira metade de episódio foi muito mais para construir o plot para o que deve ser o arco de encerramento de Yurikuma Arashi. Novas questões são colocadas e a incerteza sobre como será o destino das protagonistas ficou mais nublado do que nunca, agora que Ginko caiu na armadilha da sua Culpa, que lhe levou a escolher, momentaneamente, o Desejo como sua nova atitude.

Será que Ginko irá afundar na mesma vala que tragou Yuriika e a tragédia do passado irá se repetir?

Em termos de direção o episódio foi bem equilibrado, apesar de não ter chegado ao nível supremo do oitavo. Claro que o fato de NÃO TER APARECIDO A LULU fez a trama toda perder muitos pontos de consideração. Onde foi parar a waifu da galera depois de toda aquela mutreta com a Love Bullet? Well, só o tempo esclarecerá as coisas. . .

Tenho que ressaltar também a fibra moral que a Kureha mostrou nesse finalzinho de episódio. Ela foi atacada pela Yuriika e ainda foi atrás dela, pra segurar a sua mão nos últimos instantes da sua vida. Wow. . . O que falta de maturidade emocional na Kureha sobra na força e caráter. Impressionante mesmo. É difícil pra mim decidir se mais gosto ou me desaponto com essa menina.

Enfim. . . Essa foi a análise do nono episódio de Yurikuma Arashi aqui no KaS! Espero que tenham curtido e não esqueçam que neste sábado teremos mais análise, agora do décimo episódio dessa série maravilhosa. Comentem, critiquem, façam suas análises. A equipe KaS sempre é muito grata a todos que participam no blog e nas redes sociais.

Até muito em breve! Mesmo! Shabada. . . doo~


2 Responses so far.

  1. EdRuah says:

    Quem keria que a parte da enfermaria tivesse mostrado tudo levanta a mão... \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    Mais um belo review escrito pelo KaS...cada dia que passa amo v6 mais ainda.... esperando ansiosamente pelo review do 10.

    Yuriika é o tipo de vilã que no fim nós não conseguimos ter raiva dela...pelo menos eu, não consegui odiá-la....

    Ao contrário de Akio....gente, como eu odeio aquele cara....sério mesmo, ele é um crápula...

    Beijos nos coração de v6...^^

  2. EdRuah says:

    Achei um site onde mostra a Academia na vida real e faz comparação com o anime...

    http://d.hatena.ne.jp/riyot/20150209/1423412027

    Bicha-sensei..... seu gaiato.....^^

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -