Posted by : Unknown segunda-feira, 1 de agosto de 2011


É interessante ver como o nicho de mangás vem ganhando força no Brasil e com isso, lançamentos impensáveis a até pouco tempo atrás se tornaram realidade, como por exemplo o lançamento de Light Novels (livros com ilustrações). Verdade que vieram pelo apelo comercial que o determinado titulo possui, mas já é alguma coisa. Temos os mangás 4-koma, que por meio da NewPOP, ganhou 2 representantes de peso. Um pendendo para o lado BL (Boys Love) e com foco no fiel fandom formado principalmente pelas fujoshis, Hetália . O outro, foi lançado recentemente e por mais que alguns se recusam a enxergar, tem espírito GL (Girls Love) e mais um amontoado fanservice que atrai bastante o publico masculino. K-on! tem um fandom bem sólido por aqui, formado por sua maioria de homens e uma pequena parcela do fandom yuri. Mas sem dúvidas, o melhor investimento em termos de expansão, foi Blood Honey, que é o primeiro Yaoi explicito a aparecer por essas bancas.

O fandom Yaoi é forte, mas é um nicho dentro do nicho e foi uma atitude corajosa da NewPOP e alguém precisava dar mesmo o primeiro passo. Para as portas se manterem abertas, só depende do publico em foco. Afinal de contas, editoras não casas de caridade e como qualquer outra empresa, visam unicamente o lucro. Se o produto vende e gera um retorno satisfatório, acontecerá o inevitável efeito domino que pode ser lento, mas eficaz. O papel da editora é pesquisar se tal produto vale ou não á pena o risco. O papel do fã é ir atrás e pedir. Como naquele velho ditado, “quem não chora não mama”. E é com base nisso, que um pequeno grupo de "adoradores" do Yuri botou as mãos na massa e resolveu arriscar. Arriscar? Sim. Não sei o quão grande pode ser o fandom yuri, mas eu sei que ele é quieto, conformado e infelizmente, dividido em grupos. Ou assim eu pensava, afinal, apesar dos obstáculos a iniciativa de uma petição de mangá Yuri aqui no Brasil tem se mostrado até certo ponto, bem satisfatória. Isso levando em conta que a divulgação foi mínima, muuuuuito mínima.


 To: Editoras de Mangás do Brasil
Endereçado ás editoras e demais interessados:

(...) Pedimos a todos os interessados, que assinem a petição que envolve nosso desejo de podermos ver o lançamento de um título Yuri em nossas bancas e as editoras, que olhem com carinho para este gênero que pode vir a ser tão bem explorado de uma forma comercial. Para quem acreditou que o Shoujo pudesse vingar por aqui, agora colhe bons frutos, então deêm uma oportunidade ao Yuri de poder mostrar que também pode vir a ser um gênero em ascensão por aqui.



Existe uma quantidade incrível de mangás yuris que tem um apelo comercial bem forte, entre eles; Kanazuki no Miko e Strawberry Panic!. E são títulos que tem um apelo para o publico masculino, que é um importante peso na balança. Mas a petição não se trata necessariamente de pedidos isolados, mas sim, apenas sua assinatura para que sirva como uma boa estimativa para as editoras, já que seria mais seguro um lançamento one-shote ou poucos volumes. Como já comentei, pode não dar em nada, mas um passo a frente sempre é uma importante arma contra a passividade. E que venham mais investidas por parte de vocês. Reverter os lucros para a artista que te emocionou com aquele belíssimo mangá, é algo bem justo, não acham? 

2 Responses so far.

  1. LKMazaki says:

    Mangás yuri no Brasil.... realmente um sonho. . .

    Mas sinceramente eu entendo o receio das editora, afinal o único mangá com um yuri mais presente (venham discordar para eu usar mais uma vez meus conhecimentos de utena-fan XD) foi Utena e, de acordo com o que o grande público fala, foi um fracasso. Triste destino para o primeiro (eu acho) beijo yuri em mangás traduzidos oficialmente =9

    Mas, eu já assinei a petição e acredito que uma mobilização numerosa pode sim despertar os olhos de editoras que focam em nichos =)

    Boa sorte para todos nós \o/

  2. Não só apoiei, como divulguei muito, tanto para amigos próximos, como divulguei no meu blog, e claro, citei vocÊs lá ^^

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -