Posted by : Se-chan segunda-feira, 4 de julho de 2011

Hello gente! Como estão?
Desculpem por não postar no fim de semana como planejado, mas agora estou cá eu para manter o assunto (polêmico) que eu queria.
Iimagino que todos nós já vimos um anime e já enxergamos um ou dois casais que não existem. É fácil cair nisto, não é culpa nossa, muitas vezes os artistas dão pistas vazias que nós caimos. Eu já cai, você, se não caiu, vai cair. É inevitável. Porém, o que eu quero explorar nessa postagem é o outro lado dessa moeda.
Você já não exagerou afirmando que um casal existe, mesmo que não tenha tido nada demais na série?
Bom, é sempre bom colocar as coisas em pratos limpos, então tenho a impressão que devo explicar adequadamente qual é o conceito desse universo dos fãs de anime. Todos sabem que há aqueles fãs chatos de algumas séries, que são viciados, andam em grupo e não falam mais nada além do que sobre aquele pequeno mundinho de uma série que nem todo mundo gosta, ou até poderia vir a gostar, mas acham os fãs da série tão chatos que dar uma chance a série fica até difícil.
Afinal, quem vê um anime normalmente quer comentar sobre ele com alguém, e se esse outro alguém, sinceramente, é chato, viciado e exagerado em alguns aspectos da série, acabamos ficando sem vontade de falar sobre o assunto.
O grupinho de gente chata que eu falei antes é chamado de Fandom. Pra ficar melhor, vamos ao Wikipedia:
O Fandom é mais comum entre fãs de ciência, literatura ou série de TV, aplica-se geralmente na Internet, entre os usuários que se prontificam a passar horas online discutindo sobre o tema e debatendo idéias diferentes. O Fandom considera que apenas as pessoas dentro do mesmo são seus verdadeiros amigos, eles se ajudam entre sí e chegam a marcar encontros para se conhecerem pessoalmente.
Ok, agora você sabe o que é Fandom. Então continuando, você sabe quem é aquele viciado, chato pacas, que você só vê falando ou de garotinhas moes, ou de alguns shounens? (Naruto/Bleach/One Piece/Death Note/Fairy Tail OPS XD) Este é um Fanboy (ou uma Fangirl). A diferença entre os nomes está apenas no gênero, por que ambos podem ser muito chatos (me divirto xingando, dá pra notar? XD). Pois então, vamos novamente ao nosso amigo nada confiável Wikipedia pra saber o significado do termo:
Fanboy (feminino Fangirl) é um termo usado em muitos fóruns para definir uma pessoa que não é só um  de alguma coisa, mas é obcecada por ela e defende fortemente sua opinião ao respeito do assunto ignorando, quase sempre, a opinião alheia, sem estar, muitas vezes, aberto a novas idéias. Por achar que o que ama é melhor e muitas vezes atacar os que não concordam, eles são mal vistos por isso. Os objetos de devoção inclui empresas, personagens, seriados, mangás, jogos e softwares.
Também são mal vistos pelo simples fato de serem geeks, obcecados por algum assunto, e muitas vezes excluídos dos grupos mais populares.
Muitas vezes excluídos dos grupos mais populares? Não vejo alguns shounens Naruto/Bleach/One Piece sendo excluídos, mas eu entendi o que essa definição quis dizer. E você, está começando a entender aonde eu quero chegar?
Se não, vamos a próxima parte do assunto.....
POIS É, não tente me enganar, e se enganar. Você faz parte de um fandom. É, sua pessoa mesquinha que acha que não faz parte do povo bizarro que fala loucamente sobre algum assunto. Você É um viciado!
Se você vê anime, e está lendo esta postagem, você É um viciado, e faz parte do Fandom de Animes. Não pense que ler um blog sobre o assunto, ou dois, ou .... vinte não faz você viciado. Não pense que ter um avatar de anime e 80% das coisas que você tweeta não faz você um Otaku louco e fanático. Faz sim. Você só não acha por que já acha tão natural que ignora o fato.
Agora, “pior” ainda, se é um leitor desse blog, se entra volta e meia em sites pra baixar animes shoujo ai/yuri, você É mais viciado ainda, e faz parte sim do Fandom Yuri.
Calma, calma. Isso não faz de você um doente, louco, maniaco e tarado. Você apenas gosta de um gênero que muitas vezes é fofo e romântico. Só que o problema não é esse. Você pode fazer parte deste mundo, ser super fã, idolatrar a Utena ou a Chikane se quiser, PORÉM, não exagere além da conta.
E vamos ao próximo ponto.
Vamos começar esta parte com uma pequena retrospectiva. Você olhou a postagem de terça do Yuri Week Gallery? Se não, vamos repetir: Quantos casais VERDADEIROS você enxerga nas seguintes opções:

Madoka & Homura – Puella Magi Madoka Magica (  )
Hotaru & Chibiusa – Sailor Moon (  )
Sei & Shimako – Maria-sama ga Miteru (  )
Mato & Yomi – Black Rock Shooter (  )


Se você enxergou pelo menos um casal, você tem um leve problema. Se você pensou todos, pois é, você tem um problema um pouco mais sério. Se você não conhecia todos e marcou os que você conhecia, sério, você tem bastante problemas. Ou pior, se conseguiu marcar todos, e pensar outros nesse estilo, pois é, my friend, você tem problemas, muitos problemas. Mas todos o temos.
Agora, vamos admitir nosso problema pessoal? Não!? Então eu começo a rodinha de viciados em "quase" casais shoujo ai:
Bom, eu, Se-chan, tenho um problema. Eu sou uma Fangirl exagerada de shoujo-ai. Eu enxergo casais em personagens que não são necessariamente de verdade. Bom na lista que eu montei, eu marquei sinceramente a Madoka e a Homura. Elas tem um clima muito bom de casal, e como a Homura se parece, tanto fisicamente quanto psicologicamente com a Chikane (Kannazuki no Miko), fico ainda mais encucada. Mas eu tenho a noção de que o pessoal da Staff do anime fez isso de propósito, essa ligação fofa e quase homoafetiva entre elas.
Sim, quase. Por que apesar de eu imaginar mil mundos felizes com elas como um casal feliz e de verdade, eu sei que elas não são um casal oficial. Elas são um possível casal. Eu sei que eu tenho probleminhas por cair no que a Shaft fez, mas pelo menos não fico com a impressão com a que eu fico com a Kyouko e a Sayaka. Pra mim, elas são um casal oficial, e se você não concorda, vá ao nbm² e descubra a explicação para o casal.

Mas mesmo sabendo que elas não são um casal, tanto Homura & Madoka, Sei & Shimako e Mato & Yomi, eu acho que tem esse “toque” da direção do anime pra deixar com a impressão que temos. Porém, temos que entender o limite entre o anime nos deixar com a impressão, e nós enfiarmos algo em nossa cabeça que não é verdade.

Casais bizarros que VOCÊS criam.

Olha, eu sei que eu não sou perfeita, eu acredito em casais como Homura & Madoka e Mio & Ritsu (K-ON), ou até em um que tem piada no meio de um episódio, mas que é improvável, que é Konata & Kagami (Lucky Star), mas até eu tenho um limite para a minha loucura. E eu estou aqui para tentar dar um limite a você, seu doente que lê e está duvidando de que há um limite.
Veja os casos que coloquei antes. Homura & Madoka eu até entendo, por que eu também cai nessa. Sei & Shimako eu entendo até, mas também sei que todo shoujo ai de Marimie feito voltado para a amizade idealizada, portanto eu dificilmente notei detalhes que pudessem revelar um casal verdadeiro na série. Bom, o caso Mato & Yomi é ridiculo, por favor, aquela animação não é para ser levada a sério, então, fique em seu devaneio louco se quiser. Não me importarei. Black Rock Shooter tem um visual bonito, mas me perdoem, eu ignoro sua existência.
PORÉM, chegamos ao caso mais sério da doença dos Fanboys e Fangirls de Yuri. O caso Hotaru & Chibiusa. Por favor, eu até entendo, elas tem um tom meio shoujo ai. Mas vocês, que considero mais doentes do que eu, tem que etender que elas são amiguinhas. Tenham um pouco de limite para suas loucuras. Elas não são culpadas da doença de vocês, então deixem, por favor, as garotinhas inocentes longe disso.
E além disso.... a Chibiusa já beijou até um pégasus (o.o).....
Mas tentando continuar isto, tenho que dizer que há certos casais na mente das pessoas que passam, e muito, do senso comum. Ui & Yui (K-ON), Sakura & Hinata (Naruto), Inoue & Matsumoto (Bleach), Chiyo & Sakaki (Azumanga Daioh), são alguns dos casais estranhos que consegui pensar nesse momento. Mas existem muitos outros, podem ter certeza. Então, pense antes de afirmar alguns casais, ok?

A única diferença que um Fanboy exagerado para um que se controla é que.... o controlado tem noção do que ele imagina, e o exagerado não. Imagino aquele viciado louco, tarado, olhando imagens da linda Chiyo-chan e pensando besteiras mil com a Sakaki. Sim, eu tenho essa visão tensa sobre os Fanboys exagerados, principalmente por que eu tenho noção a partir do que eu noto nos mais bizarros doujins yuris que há por ai. E sim, você também tem noção, não tem?
Portanto, tome um cole d'água e acalme-se antes de imaginar cenas de alguns dos seus casais  falsos preferidos.


Finalizando

Por fim, queria dizer que tudo bem se você acha um possível casal fofo, mas não se esqueça que ele é um possível casal, e não um real.
Mas tudo bem se você exagerar, no máximo o que vai acontecer é aparecer mais uma imagem na internet engraçada sobre um possível casal de anime.
E sim, eu sou cara de pau o bastante para dizer que os casais que eu acho possíveis são mais lógicos e menos bizarros do que o que você imagina. (XD)
Comentem.
Até logo! (se abaixa pra não ser apedrejada)

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Acabou que, a discussão ficou toda lá no twitter né, Se-chan. Bom, como já mencionei, eu discordo completamente do seu ponto de vista. Claro, eu sei que tem muita gente que é inconveniente/chata. Mas não acho nada demais fantasiar em cima de determinado shipper, por mais irreal e fantasioso que ele seja. Ah, e quanto a Yomi e a Mato, considero eles como um pseudo casal. Um casal que fica implícito no subtexto. De qualquer forma, eu também acredito na amizade sincera por parte da Shibi-Usa pela Hotaru (não sei se posso afirmar o mesmo pela Hotaru, mas acho bacanas as manifestações artísticas (uhuhu) que surgem a partir deste casal.


    Mesmo não concordando, dou meu parabéns pela sua postagem e continue mostrando seus pontos de vistas. Se alguém alguém não concorda,que te conteste e poste sua opinião.

  2. tanko says:

    Também discordo totalmente da sua opinião. Existem duas correntes, a de que quando não existem casais Girl's love oficiais, logo todos são shippers (não existe um mais absurdo que o outro) e a de que existe uma "zona cinza", isto é, se rola um fanservice yuri, torna-se um casal "possível".

    Isto é, "possível" num subtexto, em que as personagens parecem se gostar ou se admirar além da conta, preferir estar uma com a outra do que com um namorado por exemplo. Porque dependendo da obra... não, não é possível. A linha editorial da revista não permitiria, no contexto isso não seria importante, não cabe na história e etc.

    Fora que eu acho que personagens de anime são personagens, eles não podem ficar ofendidos ou o que quer que seja com os delírios e ilusões do fã. (a não ser é claro que a pessoa tenha problemas graves que a leve a atacar/assediar meninas reais)

    No final das contas, não vejo nada errado com quaisquer delírios e opiniões pessoais desde que não atrapalhem a discussão racional ou preste desserviço.

    Aí eu concordo, não é bom que a pessoa se iluda e espalhe inverdades, como dizer algo como "Azumanga Daioh e Sailor Moon são animes yuri". Ou como acontece muito no yaoi "Kuroshitsuji é Shounen ai".

    De qualquer forma, parabéns por levantar a discussão.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -