Posted by : Unknown domingo, 17 de abril de 2011


Hoje eu vou comentar com vocês sobre um outro anime que, assim como Kampfer (que comentei aqui), não está categorizado como Yuri e nem shoujo-ai, mas que este tipo de animes costumam fazer um relativo sucesso dentro desse mundinho, devido a ausência de animes que atendam nossos gostos. Até ai nenhum problema já que temos séries genuinamente yuris como Maria Holic e o que esta para ganhar anime, Yuru Yuri, em que nada acontece. Falarei sobre A-Channel, um anime baseado em um mangá no estilo 4-koma (famosas tirinhas japonesas) que atualmente conta com 2 volumes – em andamento – do desconhecido Kuroda bb. O mangá é publicado na revista Manga Time Kirara Carat – da editora Houbunsha – e é um seinen de comédia Slice of Life, e A-Channel leva esse estilo muito, mas muito a sério.


No memento que escrevi esse post, dois episódios dos doze programados já foram ao ar e é possível já ter uma idéia do que esperar do anime de A-Channel. O plot é bem simples, a série vai abordar o cotidiano de Tooru que acabara de entrar na mesma escola que sua melhor amiga de infância, Run-chan, que agora está no segundo ano, e suas amigas Yuuko-chan e Nagi-chan. Como eu disse, A-Channel leva muito a sério o significado de “slice of life” mostrando já no inicio que não tem um grande foco a seguir, ao contrário de outros do gênero – como K-on, que por mais que muitos dizem ser mais um anime daquele gênero que não fala sobre nada, se percebe uma clara evolução no enredo, ainda que a passos bem lentos – e não há problema nisso, pois as personagens apesar de genéricas, são carismáticas o suficiente pra levar a história pra frente, criando diversas situações divertidas.


Começando por Tooru, que ao ir correndo visitar Run-chan em casa, se depara com uma cena inusitada,  sua amiga estava numa situação pra lá de suspeita com uma outra garota. Claro, tudo não passava de um mal entendido, mas pelo ângulo de Tooru, parecia que as duas estavam se beijando e aqui começa toda a birra dela com Yuuko, a garota que protagonizou o mal entendido. Tooru sente muitos ciúmes de Run, que é uma garota bastante popular, mas um tanto quanto desligada – bem ao estilo da Yui de K-on ou Nagisa de Clannad – e em cima do relacionamento dessas duas que os olhos de todo o fandom estão em cima e ainda que com certeza não haverá nada que proporcione yuri, os amantes de shoujo-ai podem realmente ter esperança. Tooru é extremamente apegada a Run, que por sua vez também sempre está pensando nela e isso gera, tanto situações divertidas, quanto momentos de pura meiguice. Para os fãs de cenas yuri, que adoram ver uma pegação e um fan-service, definitivamente A-Channel não é uma boa opção, mas se você adora um shoujo-ai, aquele tipo de sentimento que não precisa ser explicito pra ser belo, o amor não declarado pela boca, mas estacando pelos olhos é um dos sentimentos mais lindos e também amargos. Mas também não precisa estar tão evidente, basta apenas que haja um sentimento de ternura por uma das partes para que nossa imaginação ganhe asas, e isso A-Channel oferece.

Eu disse ali que o forte do anime são suas personagens, então vou falar um pouquinho mais sobre elas. Começando pela Yuuko que se encontra na mesma classe que Run, ela é a garota tímida do grupo, tem um longo cabelo que vai até a cintura e morre de medo de fantasmas e assombrações. Sim, eu disse que as personagens eram bem genéricas, certo? Yuuko é fofa e kawaii e sua personalidade se assemelha e muito a da Mio (K-on). Ela é freqüentemente vitima de  provocações da Nagi e da Tooru. Sua seiyuu é Minako Kotobuki, que também dublou a Tsumugi de K-on.



A próxima é Nagi, a  garota gênio e adulta do grupo, novamente cabe uma comparação, ela me lembra a Nodoka, também de K-on. Bem, Nagi é a mais centrada entre todas e se mostrou uma personagem além do estereotipo, pois se parece como qualquer garota normal, ela sorri, se irrita e também comete mancadas como quando liga o aquecedor no máximo em seu quarto para secar o uniforme e acaba baqueada no chão, o fato dela estar gostando tem uma boa explicação, Nagi tem aversão ao frio. Sua seiyuu é Yumi Uchiyama que faz sua estréia em grande estilo, dando vida e carisma a uma personagem deste estilo.



E o que falar da Tooru? Minha personagem favorita. Ela está no primeiro ano e sua maior característica, é o fato de sempre estar com blusas de mangás compridas, que por vezes excede o tamanho de seus braços. Ela não é tímida, mas é o tipo de personagem introspectivo, estando sempre na dela. Isso tudo muda quando o assunto é sua querida Run, se tornando super protetora e não hesitando em acertar com um taco de golfe qualquer garoto que chegue perto de sua amiga. Ela pega antipatia de Yuuko ao flagrar a garota em uma situação comprometedora com Run, mas ainda que Tooru continue pegando em seu pé, as duas tendem a se darem “melhor”...Isso desde que Yuuko evite contatos íntimos com sua protegida. É dublada por uma de minhas seiyuus preferidas na atualidade, Aoi Yuuki, que esbanja competência em interpretar personagens tão diferentes simultaneamente. Ela atualmente dubla a Victorique do anime Gosick, comparado com a Tooru, ainda que a entonação de voz seja bem diferente, as duas personagens se parecem bastante, ambas passam uma certa imagem, mas na verdade são garotas doces e meigas.

Pra terminar, a Run-chan, uma garota que tem um penteado em forma de periquito. Ela é muito aéria e com isso ela acaba se metendo em algumas situações perigosas. Ingenuidade é a palavra que mais a destaca, mas ainda que seja tão viajada, sua amiga Tooru está sempre em seus pensamentos, o que torna a amizade das duas realmente muito bonita, além de ser o fator que ajuda a puxar a trama pra frente. Sua seiyuu é Kaori Fukuhara que dublou a Tsukasa de Luck Star. Faz um bom trabalho e torna a Run, aquilo que realmente ela é...desligada e gentil.


Conclusão

Wow! Viram que isso aqui está mais pra divagações não é!? Objetividade passou longe. Pois bem, A-Channel promete muitas personagens femininas com tramas que focam o cotidiano das quatro garotas principais, homens em cenas serão poucos ou quase nulos, recebendo destaque zero. Cumplicidade, amizade e tudo aquilo que já estamos acostumados em K-on, mas sem a música e com o diferencial que a cumplicidade das quatro garotas e uma maior intimidade entre Tooru e Run, darão argumentos mais válidos nas discussões no fandom yuri. Apesar de minhas comparações, não espere ver em A-Channel outra série e assim poderá ter uma boa experiência.


"Morning Arch" de Marina Kawano - Não é um primor, mas ao menos usaram criatividade


É um anime simples com toda uma vibe shoujo-ai, sem grandes pretensões mas que tem tudo pra ser um anime agradável e confirmar um shoujo-ai interessante. O anime terá 12 episódios e está sendo produzido pela Aniplex e Gokumi Studio. A animação é mediana, mas muito bem fluida e cenário pouco destacado mas muito melhor do que visto em muitos shoujos por ai. Trilha sonora também promete ser "boazinha" e combinando com o clima. Com um humor sutil e personagens atraentes, digo que vale a pena apostar em A-Channel, ainda que esteja longe de ser um destaque como Nichijou. Tem tudo pra ser  típico anime que será esquecido pelo publico geral, mas com chances de marcar - ainda que só pelos personagens - aqui do outro lado do arco ires. Vou apostar 10 jujubas brancas em A-Channel e que eu não me arrependa (^.~).



Tipo: Tv
Episódios: 12
Produção: Aniplex , Gokumi Studio
Gênero: Comédia, Escolar, Slice of Life

7 Responses so far.

  1. Saudações


    O texto ficou muito bom. Devo parabenizá-la pelo mesmo, Roberta.

    Mas, o anime terá 12 episódios? Eu achava que seriam 24...

    Tal como eu escrevi em meu blog, "A-Channel" não busca ser inovador, ele busca simplicidade e calmaria. E estas duas características o anime tem de sobra, mesmo com apenas dois episódios terem ido ao ar...

    Para efeito de "fanboy mode on": Yuuko kawai!!!

    E uma de suas frases é justamente o óbvio, que venho comentando desde o primeiro episódio: comparações com animes slice-of-life são inevitáveis, mas assistir "A-Channel" no intuito de ver algo similar a "Lucky Star" pode ser considerado como um equívoco, ao menos, de momento.

    Ótima postagem.

    Até mais!

  2. Unknown says:

    Muito obrigado Carlírio. Realmente no quesito fanboy, o anime pode agradar muita gente e por motivos diferentes.

    Eu olhei a fixa técnica do ANN, que quase nunca falha e la consta previsão pra 12 episódios, também fiquei na dúvida mas não vou me importar se forem 14 mesmo hehehe

  3. julio pq says:

    Op! Olha eu dando uma passadinha aqui na sua nova cara Beta-chan. O anime é bem agradável e você está certa, as personagens já tem desses tipos em varios animes, mas elas tem algo que encanta. Como eu não tenho tempo algum, A-Channel e mais uns 2 ou 3 serão os únicos que irei acompanhar, mas não espero um grande desenvolvimento ou algo do gênero. Eu acho yuri interessante, que seja um pouco mais claro do que foi no K-on =D

  4. Alguém says:

    Eu não gostei muito de A Channel,apesar de eu gostar bastante de seinens slice of life e sinceramente achei muito chata a tooru.Ela não prescisava bater nos peitos da Yuuko e podia virar amiga dela,ficou como se fosse um "meio" de chamar otakus que amam menininhas kawaiis,e assim ficou forçado...

  5. Alguém says:

    Muito bom o texto,mas discordo de sua opnião...

  6. Unknown says:

    Obrigada por expressar sua opnião Ceci ^_^

    Por isso mesmo que adorei a Tooru, mas o anime e si, não é nenhuma Brastemp não é mesmo!? Está longe de ser um dos que eu mais estou gostando, mas ele me cativa pelas personagens D:

  7. Karina says:

    Olha eu assisti YRYR e A Channel, antes de ter visto K-on!
    E sinceramente, eu gostei muito mais dessas duas "cópias" do que de k-on propriamente dito u_u
    eu gostei da tooru, e ela é sim amiga da Yuuko, quem falou que não é, é pq não assistiu direito o anime u_u

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -