Posted by : LKMazaki terça-feira, 5 de janeiro de 2010



By Mazaki

Sim! Os seus olhos não estão enganando, este é o Kono ai Setsu de volta! Pois é, meses e meses paradas, que feio né? Mas acontece, afinal uma equipe formada de duas pessoas altamente ocupada como eu e a Se-chan as vezes falham. Mas, aqui está o blog de volta, com uma nova proposta e aberto para novas redatoras que queiram ajudar a divulgar e compartilhar informação e conteúdo sobre shoujo-ai e yuri.

E para que este não parece mais um daqueles posts "Estaremos de volta apartir de hoje, porém eu nunca mais apareço" Estou já colocando um pequeno conteúdo para vocês hoje! Como minha especialidade é em análises e fanfics (infelizmente hoje não tive tempo pra um oneshot!), vamos falar um pouquinho de uma personagem muito marcante para o público de yuri.

Personagem: Chikane Himemiya



Bom, se você perguntar pra Himeko o que ela tem a dizer sobre Chikane, ela provavelmente responderá: "Chikane-chaaaaannnnnn" e terá uma reação drástica. Para evitar esse tipo de constrangimento maluco, vamos desde o princípio falar dessa personagem marcante.

Chikane Himemiya, segunda protagonista do anime e mangá Kannazuki no Miko, é a sacerdotiza lunar, cujo destino é, junto com a sacerdotiza solar impedir que o demônio Orochi se eleve e destrua por completo a humanidade. (Uau! Eu nunca me canso de admirar como o plot de KnM é diferente dos clichês). Bom, até aí tudo bem, porém Chikane esconde um segredo muito desconfortável: é completamente apaixonada por sua amiga Himeko Kurusugawa, a sacerdotiza solar.

Um detalhe muito importante a se levar em consideração é que o mangá e o anime de Kannazuki no Miko são muito diferentes entre si, e boa parte dessa mudança se dá exatamente na construção de Chikane como personagem durante a trama. Pessoalmente eu acredito que todas as modificações do anime o tornaram bem melhor e mais interessante que o mangá, que chega a ser bem confuso durante a leitura.

No mangá Chikane se desenvolve indo para o caminho da obsseção por Himeko, tendo atitudes completamente... tresloucadas? (Alguém vai tentar me convencer de que ela ficou triste quando enfiou aquele.... enfim, no spoiler!).

Já no anime seu papel é muito alterado, para o de uma personagem com um grande conflito interno, uma comovente solidão e tristeza e por fim uma atitude heróica digna de muita citação e honra dentro do hall dos shoujo-ai/yuri (perdão, mas KnM é um dos meus favoritos!). Em muitos momentos da trama que assiste é levado a sentir o peso do sentimento proíbido que Chikane nutre por Himeko e como isso a faz sofrer muito. Acompanhamos cada passo da sua tentativa de não fazer nada ao ver "sua princesa" sendo levada por Souma e sua moto.


Uma das boas sacadas que a adptação faz na hora de trazer elementos do mangá para a animação é a parte em que somos levados a acreditar que Chikane simplesmente chutou o "pau da barraca" pra fazer tudo o que quizer. Por isso no anime também contamos com a polêmica cena de estupro de Himeko, só em quem uma versão MUITO mais light do que no mangá (onde tudo é, com o perdão do trocadilho, preto-no-branco *tá, foi péssima XD*).

Eu enfatizo essa reviravolta do anime, que muitos por ai até criticam bastante, porque foi uma maneira de conseguir reverter toda a tensão ao redor da paixão proibida de Chikane fazendo o público ficar ainda mais ansioso ("Mas que ****, agora **** tudo!").

No fim da trama, como eu falei antes, é finalmente revelado os motivos que levaram a sacerdotiza lunar a cometer várias loucuras (não foi só abusar da coitada da Himeko não!) , como se aliar ao Orochi para conseguir mais poderes (mas isso dá uma fic....ops!). Não vou dar mais detalhes desses acontecimentos pela minha politica pessoal de tentar evitar quando possível o spoiler, vamos nos concentrar em Chikane.

O que faz dela uma personagem pra ficar marcada na memória?

O anime de Kannazuki no Miko se preocupa bastante em conseguir definir a imagem de Himemiya Chikane (mas esse sobrenome... hãn!): a garota perfeita aos olhos de todos, porém solitária e que não vê motivos para sua 'glória' a não ser se for para brilhar para quem ela tanto ama. Esse papel somado a todos os seus questionamentos, sofrimentos, carísma e sorriso(Chikane-chan *.*) fazem dela uma personagem realmente marcante e singular.



Tanto Kannazuki no Miko como a própria Chikane tem a capacidade de despertar amor ou aversão por onde são conhecidos. Na opinião da equipe do Kono Ai Setsu a sacerdotiza lunar tem um lugar especial e intocável (eu disse intocável, viu..... Hi-me-ko!!). É muito provável que essa também seja a opinião de vários outros, incluindo o autor, afinal tanto ela como a própria Himeko aparecem em duas obras posteriores(Kyoshiro to Towa no Sora e atualmente Himegami no Miko *podem esperar mais infos dessas obras aqui no Kono ai Setsu*).

Conclusão dessa análise: dê uma chance pra essa garota conquistar seu coração! (Epa, não entenda mal ein!).

Comentem e em breve eu tô de volta com mais pedacinhos do mundo yuri pra vocês!
Matta ne!


13 Responses so far.

  1. "(Uau! Eu nunca me canso de admirar como o plot de KnM é diferente dos clichês)."

    Desculpe a minha ingenuidade, mas, isso foi sarcasmo? :P

    Eu particularmente não acho ela nada d+, é claro que ela é a garota perfeita, porem com conflitos internos (ja vimos isso em marimite ou strawberry panic!, é um estereotipo clássico), mas sei lá, eu não vejo nada d+ nela. Nem nela, nem na trama (mas o conceito da história é legal), e eu boto toda a culpa no autor, que simplesmente não sabe escrever roteiro. Talvez um dos problemas principais é que Kannazuki foi feito de homem pra homens, não tem mulher como público alvo, isso resulta em fanservice sempre que o autor tem chance. Eu nunca li o mangá, mas você disse que lá ela é obsessiva pela Himeko. Eu acho que isso seria um motivo MUITO mais plausível pra explicar o estupro do que o motivo do animê, que não faz sentido algum, o estupro foi totalmente desnecessário lá, mas como eu disse, foi feito pra homens...

    Anyway, fora o conceito de lutar pra tentar mudar o destino do amor impossível, eu acho KNM um dos animê mais mal feitos ever. Acharia legal se ele fosse refeito por outro autor, talvez sairia algo decente ;/

    Em Himegami no Miko, então... Aí que o fanservice e fetiche reina soberano. A história é mero detalhe :P

    Aliás, não sei se você sabe, mas, mesmo eu não gostando da série, to traduzindo Himegami no Miko, já que, por algum motivo, ninguém começou a traduzir: http://moonlight-flowers.net/zettai-shoujo-seiiki-amnesian-himegami-no-miko-cap-01/

  2. LKMazaki says:

    A vida é assim, temos sempre que conviver com opiniões diferentes (aliás uma das opiniões que mais me incomodou ao ler o yuriness, não a única, mas é pra isso que agente respira e acena ne xP)

    Concordo com vários pontos expostos, sim, Kannazuki no Miko foi feito para homens e que a culpa é do autor que tinha um bom plot nas mãos. (Pois é, eu falei do PLOT, não do anime desenvolvido ^^').

    Mas te digo, Kannazuki no Miko me impressiona mto mais que Strawberry Panic(por exemplo) e sua estória de escola feminina (mesmo que eu até goste bastante de várias personagens ali ^^).

    É algo comum que acontece com os yuris(shoujo-ai) que fogem do 'lugar comum' como KnM e SKU, são duramente criticados, ainda que Marimite (por exemplo) tenha uma quantidade de clichês tão grande quanto (sem contar O próprio SP!). Mas normal, como eu falei, opiniões são opiniões e eu não postaria algo do meu ponto de vista se não já tivesse encontrado mta gente por ai que delira pela Chikane-chan xD

  3. Unknown says:

    KaS de volta
    O Blog ta de volta
    *correndo em circulos*
    Ta calma...
    Parei

    Yay

    Não posso dizer q entrava aki toda semana esperando algo novo
    era só de 9 em 9 dias xD

    Bem...

    Kono Ai Setsu ta expandindo a atuação xD
    Deixou de ser um Bloga só das Yuris de Negima
    Mas sim de Shoujo-ai e Yuri em geral
    O q é bom, ja que é mais facil pra achar alguem pra ajudar XD

    Adorei o primeiro post de 2010 e espero ver muito mais esse ano

    PS: Konoka e Setsuna formaram Pactio =D*bobona*

  4. Acho que Marimite não tem tanto clichê assim, mas SP! foi uma imitação discarada desse primeiro mesmo. A diferença é que esses são mais bem escritos. O problema de Kannazuki mesmo ta no autor u.u

  5. Se-chan says:

    Não sei mesmo o que as pessoas veem em Marimite, ainda tenho que conseguir me convencer a vê-lo (e não só a metade do primeiro episódio). A verdade é que os "Gokigenyou" delas me dão nos nervos, aquele ar "Ui, sou sua senpai, então sou superior" me enoja um pouco.

    O clima em Strawberry Panic até que reduz um pouco aquele ar "Ultra-Mega-Superior", mas claro que a Shizuma ainda está BEM ao estilo Marimite, mas a Nagisa não acaba com tanto aspecto de "senpai superior" ao final do anime.

    Aoi Hana também fica neste clima de "meio termo". Mas há outros mangás que ficam bem longe disso, como Kannazuki no Miko, Shoujo Kakumei Utena e até o recente e simpático Kanamemo. Eu sei que fugir dos padrões as vezes trás revolta, eu por acaso adoro romances escolares(que nem meu casal amado Kono-Setsu), mas nem por isso eles são unanimidade para mim.

    Claro que o estupro do anime foi meio sem noção, mas então não é culpa do criador do mangá, mas da empresa que fez o anime. Por que a Chikane com certeza era uma maniaca no mangá. Apesar de gostar mais dela no anime, e que se eu lê-se o mangá antes de ver o anime minha visão sobre ela seria bem diferente, eu acho que o estupro no anime no final pode sim fazer parte lógica da trama. Por que, no final, a Chikane queria que a Himeko a matasse, certo? Então, nada como fazê-la ter uma visão errônea sobre você mesmo para deixá-la louca de raiva e te dê uma espadada no coração. (Pelo menos pra mim é bem lógico ainda. xD)

  6. Se-chan says:

    ps 1: Pooo.... Marimite não tem cliche? xD
    Eu sei que tem ateh nem vendo o anime, imagine quando ver.

  7. Se-chan says:

    ps 2: Gaby, tu sabe que será obvio um post sobre o pacto neh? uahuahuhauhua

  8. Também enjoei de animes em escola, mas algo que foge disso, prefiro Mai-HIME e Mnemosyne. Também não gosto muito de Marimite, acho chato/lento, mas acho bom *na qualidade, não no meu gosto pessoal*. Eu digo que Marimite não é tão cliche, pq ele não é o animê que imita, ele é o anime que é imitado :P

    Tá certo que isso tudo começou com Oniisama e... mas hoje em dia, todo mundo é influenciado por Marimite (que foi influenciado por Oniisama e...)

    Eu ainda não acho que o estupro faz sentido. Você realmente acredita que ele ta lá por outro motivo senão fetiche? Chikane poderia, por exemplo, matar o Souma em vez de estuprar ela, mas uma mulher matar um homem não é fetiche, então...

    O estupro, aliás, até onde eu lembro, não teve efeito algum. Himeko ficou em choque por alguns minutos, depois ja tava normal de novo (tem coisa mais mal feita que isso? que reação é essa? :P)

    Eu não leio mangá, então só posso falar do animê, mas que é CHEIO de plotholes, é...

  9. Anônimo says:

    Eu sou sora ja me virâo games como kigdom heart e final fatasy to bricando.
    eu não gosto kannazuki no miko mas ele foi ums dos anime que revoluciono o yuri e isso niguem pode negar.
    mas tem perssonagem melhorem no mundo yuri, bem esse desenho não considero yuri acho posso dizer ele aquele desenho forçado coloca shoujoai como audiencia; por que concidero yuri quando ar um elenco yuri ta mais por um fice-sem la service vocÊs dizem ai. isso que eu pensso
    mas chicane perssonagem marcate peitudona poposão saia curta ja vir doujins hentai nem yuri é que tem a chicane ohhhhoh fazendo mal orgia.
    manga não é diferente ne não.

  10. Anônimo says:

    Em li comentário de vocês
    bem eu sou homen como homen kannazuki no miko é feito para homens por que é shounem não yuri mais tem um final yuri muito bom; mais quando compara com meu desenho favorito strawberry ta tirando straw é yuri nota 10 meio ejoado mais é yuri,pelo menos na minha opinião.
    tivesse yuris para homens nâo teria homens sacou galera, seria: como shoujo-sect e gokujou drops um airem cheio de garotas-moe se pegando uma estória indefinida como mutis hentais por ai.
    proposta do yuri tem que ter yuri, mas ser yuri ser uma estória bem costruida como aoi hana e girl friends são amigas eram garotas comun e si descombrem,a outro é lesbica outra é bi o garota hetera e se apaixona tudo bem ai costroem um romance entre elas faz sentindo. ou todo elenco ter só lésbica ai melhor ainda isso meu sonho dos yuri e de todos os banhista de plantão.

    mais kannazuki no miko não é yuri garota estrupa a outra e a outra derrepente gosta dela do nada, isso é um echi nâo yuri
    cheio de echi bizarro com um final yuri firmeza. caiu no pisique gente. sinceramente melhor na minha opinião é o black cats tem um yuri na abertura quiser considera yuri qualquer coisa é yuri mesmo.
    pra mi yuri anime parou no strawberry panic yuri pra homens e o shoujo-sect podei me matar agora gente eu amo vocês tambem tem ter garota hetera ai da telefone to carente eu levem fora ontem.

  11. Erm? Por mais que eu não goste de Kannazuki no Miko, não tem como negar que é Yuri, sim. E também é Shounen.

    Shounen = demografia
    Yuri = gênero

  12. Anônimo says:

    isso mesmo que eu temten dizer, mas vocÊ ghost disse ei poucas palavra e mais ezatas.shonem no demogoloseilaoque não sem significa isoo e yuri no gênero isso temten dizer.

  13. Anônimo says:

    qué saber de uma coisa prefiro a yukio himemiya da de 1000 a zero na chicane himemiya

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -