Posted by : Se-chan quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Há quase um ano, aqui estava eu trazendo para o Kono - ai - Setsu uma resenha sobre a primeira temporada da web-série Carmilla, que trata sobre um romance entre a cool vampira que dá nome ao livro e Laura, uma garota universitária normal que tem a curiosidade muito maior do que sua estatura (até por que a Elise não tem muita altura.... XD).

Agora, cá estou para dizer minhas opiniões sobre o livro que serviu de inspiração para a série já bem conhecida do público LGBT que curte séries do YouTube. Já terminei de ler o livro há aproximadamente três meses, então minha opinião sobre a obra está mais do que formada.
Carmilla, a vampira de Karnstein, escrito por Sheridan Le Fanu, se passa no século 19 (não especifica no livro a data) e traz o depoimento tardio de Laura sobre a época de sua vida (aos 19 anos de idade) que conviveu com a misteriosa e sedutora Carmilla, que havia se hospedado em seu schloss (palavra alemã, algo como castelo) onde vivia isolada junto à seu pai e algumas criadas.

No decorrer da escrita, Laura relata que mulheres andam morrendo nas "vizinhanças" (na verdade são locais que ficam bem monge, mas que são os mais próximos de sua casa), e que antes disto haviam passado por momentos de alucinações, perda de sangue e febre. O que preocupa em seguida a protagonista é que pouco tempo após sua nova amiga chegar em seu schloss, Laura apresenta os mesmos sintomas.

O livro, sempre com uma atmosfera sombria, as vezes até macabra, coloca a figura de Carmilla sempre com mistério, mas ao mesmo tempo com adoração, uma dualidade de sensações entre abominação e paixão que Laura perdura em ter até em seu relato anos após o ocorrido. As sensações provocadas em nossa protagonista nos deixam sempre em uma tensão que poderia tender muito ao sexual, mas que Le Fanu toma cuidado para não atravessar o limite. Mesmo sem cenas "adultas", a obra é recheada de momentos onde Carmilla abraça Laura, dizendo que a ama e que a mesma irá amá-la até a protagonista morrer, se fazendo ser uma provocante leitura. 
Apenas perto do final do livro é revelado que Carmilla é na verdade uma criatura do mal, uma vampira que suga a energia das mulheres para ter sua vida eterna. A versão da obra que comprei (da editora Hedra) contém o pequeno conto original (é pequeno mesmo, 110 páginas aproximadamente), mas também vem com uma ótima introdução de Alexandre Meireles da Silva, explicando muitas referências, a importância de Carmilla para os contos vampíricos e de terror, além de uma listagem de filmes que adaptaram o livro. Aconselho muito a quem quiser comprar, que seja esta versão.

Por fim, foi muito divertido ler a obra original após ver a web-série, pois vi as referências em nomes e adaptações das personagens para os dias de hoje. E aconselho: nem sonhe em tentar achar um paralelo entre as histórias. A única coisa que as une é Carmilla e Laura (além de Perrodon/Perry e De Lafontaine), nada mais. Aconselho a obra aos amantes de vampiros (por favor, aqueles mais tradicionais, nada dos brilhantes) e criaturas misteriosas. O livro não contêm um mistério muito grande, mas o clima de repulsa no texto em alguns momentos é fantástico.

Espero que tenham se interessado pela obra, é muito boa!

Se tiver vontade, mostre sua opinião para a equipe do Kono-ai-Setsu nos comentários abaixo. Nos siga nas redes sociais para ver notícias ou imagens super legais que estamos sempre colocando no ar!
E não se esqueça de nos dar uma mãozinha na divulgação, se achar nossas postagens interessantes, ok? (^.~)

Até logo! o/

Entre em contato por:

4 Responses so far.

  1. Já tem um tempo que quero ler o livro. QUem sabe quando a falta de tempo me aflija menos e a lista de coisas a fazer tenha diminuido eu leia.

  2. And-chan says:

    pra quem se interessar, o livro em ingles já é de dominio publico e não é dificil de achar digital. Também tem o audio book em inglês gratuito! https://librivox.org/search?q=carmilla&search_form=advanced

  3. Mariza says:

    Espero comprar esse igual ao seu quero muito esse livro

  4. Me apaixonei pela história.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -