Posted by : Mazaki89 sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Olá a todos!

Entre Lírios, o famigerado “mangá do Kono-ai-Setsu”, foi um projeto que levou alguns anos para sair da teoria para a realidade (quase se achou que nem aconteceria). Atualmente ele está sendo publicado no formato de minissérie em 3 capítulos na Revista NUPO, já tendo sido lançados os dois primeiros capítulos e com o terceiro previsto para a quarta edição da antologia, a ser lançada em novembro.

[Aliás, se vocês ainda não deram uma conferida, acessem as edições 1 e 2 da Revista NUPO e leiam! Links EDIÇÃO 1 - EDIÇÃO 2]

Apesar de ter nascido como um projeto autoral do Kono-ai-Setsu, pouco falamos do mesmo desde sua derradeira estréia. Chegou a hora de começar a corrigir isso, afinal, Entre Lírios é um orgulho da casa!


A criação

Entre Lírios surgiu de uma proposta bastante ousada e foi construído através do esforço e cooperação de três das redatoras do Kono-ai-Setsu: Se-chan (nossa Big Boss de sempre), Doggy (estamos com saudades!) e LKMazaki (essa que vos escreve). Uma minissérie de 3 capítulos a ser produzida por três pessoas que jamais haviam feito mais do que uma ou outra tirinha na vida (em particular eu tinha já o projeto do Bouken-Ni, uma série em tiras, na época, mas nem havia iniciado a produção). Óbvio que as coisas não saíriam um mar de lírios como se esperava. Foi assim que o projeto caminhou na sua concepção, mas engasgou de vez na hora de colocar a mão na massa.

Problema esse que apenas alguns anos depois, já quase tendo esquecido daquele projeto maluco, foi solucionado. Foi assim que aquela ideia sem nome tomou corpo definitivo e um nome sonoro.

Curiosamente o título da trama foi decidido apenas alguns dias antes da publicação da mesma. Encontrar uma combinação de palavras que soem bem e sejam simples foi um dos desafios na etapa final de produção do primeiro capítulo. Colocar “lírios” foi uma opção bastante óbvia, seguindo os moldes do gênero e seus eternos trocadilhos e usos dessa palavra como representação do estilo.


Por uma franja tão chatinha, Kaori?!
Personagens

Antes mesmo da ideia de Entre Lírios ter surgido já havia a questão das personagens-mascotes para o Kono-ai-Setsu. Foi assim que Kaori e Shizuka nasceram para carregar uma série de referências e clichês que representaria o próprio KaS e, posteriormente, alguns dos clichês de pares românticos do mangás shoujo-ai.

Kaori e Shizuka, foram nomes escolhidos para dar as mesmas iniciais do blog (K-a-S) e consequentemente do casal Konoka e Setsuna. Shizuka também é uma referência direta à Shizuka Ito, uma famosa seiyuu que por um certo tempo ostentou o fanservice yuri como algo significativo para sua carreira (depois ela casou e quebrou o coração do fandom de shippers, mas...). O nome “Kaori” é uma referência bem mais sombria, pois trata-se de uma personagem com destino bastante trágico de Strawberry Panic (quem assistiu pode acabar recordando…)




Maya e Yuka não tem nomes escolhidos por algum objetivo, mas foram concebidas com um protósito: imitar o esteriótipo do casal Haruka e Michiru. Claro que é impossível fazer uma concepção tão carismática quanto as citadas, mas foi a maneira que encontramos de fazer uma homenagem à um dos pares mais importantes dentro do fandom shoujo-ai. Como todos os personagens minimamente aprofundados, elas acabaram ganhando características próprias durante sua composição final.




Um detalhe é que a Yuka é a única que usa o uniforme masculino do Instituto São Francisco. Uma outra ponta de referência à inspiração original da personagem.




Por fim também temos alguns personagens secundários que já apareceram na trama, mas que não são fundamentais como o treinador do time de vôlei do colégio, as duas amigas de time de Shizuka, o vice-representante da turma da Kaori e a professora Sandra (que vai aparecer no começo do terceiro capítulo).

Alguns easter-eggs dos capítulos 1 e 2

  • Banner do Bouken-Ni

No primeiro capítulo, temos uma piada interna na cena de Shizuka está no seu quarto, sofrendo por causa de suas dúvidas. Apesar do cenário pouco detalhado (que é tudo o que sou capaz de fazer) temos um poster na parede com alguns contornos que, se pararmos para analisar, faz uma referência ao Bouken-Ni. Vejam:




Não que o BN seja alguma coisa, mas gosto de colocar essas pequenas dicas de conexões entre as histórias, para enriquecer o pano de fundo.

  • Mangá de A Rosa de Versalhes

Apesar de aparecer sem qualquer detalhe, o mangá que Kaori consegue comprar em um sebo no primeiro capítulo é o primeiro volume de A Rosa de Versalhes.


  • Relógio de Yurikuma

Na última cena do segundo capítulo terminei por adicionar um detalhe microscópico (graças ao poder de zoom dos editores gráficos), vejam só pq estava escondido ali no relógio da Kaori:




E, citando Yurikuma, me faz lembrar que tem um easter egg muito mais visível da série no terceiro capítulo. Fiquem de olho!


O cenário: Instituto São Francisco e a cidade

Uma curiosidade de Entre Lírios é com certeza o seu cenário: O Instituto São Francisco e a cidadezinha do interior chamada Santa Iná. Como, na época da concepção do plot, nada havia sido definido de exato sobre a localização da trama, quando fui assumir a responsabilidade por executar o enredo, decidi pegar um atalho e localizar Entre Lírios em um cenário meu, já utilizado em várias tramas não-publicadas que tenho escritas ou esboçadas. Uma escola super conhecida numa cidadezinha insignificante do interior de algum estado brasileiro que não existe.




Apesar dos pouco panoramas da instituição (agradeçam mais uma vez à minha falta de talento), temos alguns pontos que já foram mostrados várias vezes, como o pátio central entre os blocos de salas de aula, o ginásio e a igreja.




O formato e as possibilidades

Shizuka e suas mil caras (todas engraçadas, por sinal).


Entre Lírios foi concebido como uma minissérie de 3 capítulos com final em aberto e assim será executado. Porém, é claro que Shizuka e Kaori poderiam desenvolver muito mais coisas. Um dos planos mais sólidos que temos na equipe KaS é, daqui a um ano, quando o acerto de publicação exclusiva com a Revista NUPO expirar e pudermos lançar o quadrinho também aqui, é fazer uma quarta parte, com acontecimentos fatídicos que ficarão apenas subentendidos ao final da minissérie (aguardem e leiam). Existindo retorno, outros especiais também não estão fora de cogitação.

Não vou negar que Entre Lírios é uma obra bastante limitada (especialmente pela qualidade artística dessa que vos escreve) e que dá um grande trabalho para ser realizada (quadrinhos são algo trabalhoso, amiguinhos, por isso valorizem os maravilhosos mangakás japoneses e sua disposição!). Porém, o maior limitador da série sempre será a quantidade de feedback que a mesma gera. Por isso também a nossa preocupação em trazer mais informações da mesma para o blog.

Afinal, não adiantaria nada produzir os capítulos, não divulgá-los e depois lamentar que não deu tão certo por culpa dos leitores, não é mesmo?

ENFIM. . .

Espero que tenham curtido saber um pouco mais sobre esse projeto tão antigo e querido da equipe KaS. Se não o leram, fica a recomendação. Não é uma obra-prima, mas tem seu valor próprio. Ainda iremos falar de Entre Lírios por aqui e também esperamos que ele seja um passo para realizações ainda mais importantes para o blog e para o nosso discreto nicho, que é o yuri.

Até breve!


2 Responses so far.

  1. Bacana, parece que o blog está renascendo mesmo, várias postagens, não apenas uma postagem a cada mil anos só pra dizer "não acabou" xD *eu entendo como dá trabalho e/ou preguiça manter essas coisas*

    Gostei dessas informações sobre o mangá, e, sobre o feedback do público, acho que exatamente o que pode ter atrapalhado um pouco foi essa diminuição do ritmo do blog logo na época, embora eu não saiba como deva estar a recepção fora do KaS *já que está sendo publicado na NUPO*

    Se esforcem, façam o que querem...até mesmo se o retorno não for tão bom, um dia pode ter um segundo mangá, novas coisas, não se limitem.

  2. Mazaki89 says:

    @Alain "Mad Hater"

    Em primeiro lugar, obrigada por comentar, Alain :D

    Pois é, estamos tentando nos focar para fazer do KaS um blog sempre atualizado, com algumas postagens por semana. Já vencemos duas semanas e temos esperança de ir longe desse jeito.

    Fico muito feliz em saber que gostou de saber das curiosidades. Entendo essa ideia de que talvez o blog parado possa ter atrapalhado e concordo. Quem sabe num futuro próximo, agora com o blog ativo, isso possa ser bastante positivo para o Entre Lírios.

    Essas suas palavras finais foram as mais inspiradoras o possível. Pode ter certeza de que não vamos deixar de realizar nossos projetos, não importa as adversidades. Com muito ou pouco retorno, cada passo é um passo e é algo fundamental em busca de algo melhor (opinião minha)

    Obrigada mais uma vez. Até breve! o/

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -