Posted by : Unknown sábado, 7 de maio de 2011

Primeira vez, aparecendo aqui no sábado, pra trazer uma curiosidade pra vocês. E não passa disso mesmo, uma curiosidade, mas que é muito interessante. Trata-se de uma pesquisa realizada no Baka-Updates no finalzinho de 2010 (mais precisamente 27/12/2010) sobre os mangás “Girls Love” mais populares, desde o Yuri mais explicito até o Shoujo-Ai  com conotações implícitas quase que imperceptíveis. O Baka-Updates é um site bem confiável, voltado para o publico otaku, onde é divulgado informações sobre mangás, além de diversas curiosidades. Eles sempre fazem alguma enquete, que mesmo não tendo uma grande relevância fora dos limites da internets, por vezes são bem curiosas e interessantes. Como é o caso desta que trago a vocês,  ranking de mangás yuris mais populares.

Os 10 primeiros forma um autêntico Top 10 fortíssimo e bem teen e não é que são títulos que realmente são muito bons!? E que tiveram ou ainda tem uma extrema popularidade. Começando com o viral Girl Friends , mangá de autoria da Morinaga Milk e que já está ai na lida desde 2007 e que é o principal (pelo menos, é o que a massa diz) representante do super explorado “School Life”, que é aquele tipo de história centrada quase que completamente no ambiente escolar. Mas Girl Friends, mesmo não sendo o meu preferido, considero um mangá muito bacana e que usa bem todos os clichês bobos a seu favor. Ele já se encontra finalizado com 5 volumes, mas ainda faz barulho. 





Em segundo lugar, ficou o ótimo Sasameki Koto, que apesar de beber da mesma fonte que o primeiro colocado, é muito mais desenvolvido e com um conflito que realmente é interessante de se acompanhar. Enquanto um tem uma história mais ao estilo “mamão com açúcar”, o segundo se permite entrar mais no drama. Mas isso fica obvio quando vemos que Sasameki Koto é um seinen - publicado pela Media Factory desde 2007 e que atualmente conta com 08 volumes (em andamento) – e sua autora Takashi Ikeda tem a liberdade para utilizar uma linguagem um pouco mais madura. O ponto de destaque de Sasameki é que, assim como Aoi Hana, ele retrata o lesbianismo de uma forma muito mais madura e realista do que normalmente vemos nesses mangás mais teens.





Strawberry Shake é um shoujo-ai que divide algumas opiniões. É uma comédia romântica, onde o foco  é no romance, com aquela pegada cômica. Como já de se esperar nesse tipo de série, beijos e pegações é algo que não faz parte do contexto geral da história, tendo somente o básico e esporádicos. Não acho muito justo a comparação com Maria Holic, já que este se foca unicamente no humor pastelão. A história é bobinha, mas convence como uma autêntica comédia romântica. O titulo foi publicado primeiramente na revista Yuri Shimai em 2005 e depois foi transferido para Comic Yuri Hime com o titulo; Strawberry Shake Sweet. Mas acabou que o mangá ficou conhecido mesmo apenas como Straberry Shake. Já esta finalizado com 2 volumes.





Fico muito feliz de ver Aoi Hana entre os 10 principais, porque a série realmente MERECE esse destaque e aqui no Brasil é muito pouco comentada. Mas da pra entender o motivo. O enredo é quase novelístico, com uma trama slice of life regado a drama e se trata de um shoujo-ai. Porque realmente o que a grande maioria gosta de ver é um yuri explicito e presente na maioria das páginas e isso sem mencionar o traço, que para muitos não é muito convidativo. Mas mesmo não sendo o preferido de muito gente, Aoi Hana se faz presente na maioria das listas.O mangá sai desde 2004 pela revista Erotics Manga F e atualmente conta com 5 volumes. Sua autora, Shimura Takako é bem conhecida por aqui e é autora de Hourou Musuko, série que o publico de "Girls Love" abraçou com fervor.





Talvez, a grande surpresa desse top 10, seja a presença de Ebisu-san to Hotei-san. Eu não lembro de ter visto muitos comentários a respeito dessa série por aqui. Ou estou enganada? Bom, este é um romance shoujo-ai para mulheres jovens, ou melhor dizendo, este é um Josei. Ebisu-san e Hotei-san são duas mulheres que trabalham juntas. Quando Ebisu é transferida para o mesmo escritório de Hotei, esta não se mostra muito feliz inicialmente. Mas isso começa a mudar gradualmente, se é que me entendem e os sentimentos afloram. Mesmo não sendo o tipo de leitura “obrigatória”, é altamente recomendada para todos os amantes de shoujo-ai e para quem esta cansado de ler histórias de romances colegiais. Kizuki Akira leva sua história a frente de uma forma muito competente e consegue lidar bem com os vários clichês que aparecem no caminho. O mangá é de 2009 e já se encontra encerrado com apenas um volume.



Flower Flower é um Gender Bender (waah, eu adoro esse gênero. Tenho loucas fantasias que nem conto pra vocês  >_<). Para quem não conhece, posso dizer resumidamente que é o tipo de história onde o personagem se traveste do sexo oposto, podendo ser a garota que se passa por garoto ou vice e versa.  No caso de Flower Flower, se trata de uma garota se passando pelo sexo oposto. A princesa Nina foi enviada á um país estrangeiro para se casar com um príncipe. Mas quando Nina o conhece, acaba tomando aversão ao descobrir que ele na verdade é um travesti. Com isso, ela resolve se casar com o irmão mais novo, mas... O que ela nem imagina é que na verdade, ele não é “ele” e sim uma garota. Outro motivo que me chama atenção na série é o fato de ser histórico, se passando em um período do Japão antigo. O mangá é um shoujo-ai ou seja, não espere pegação e “diversão”. É de fato uma das melhores histórias que já apareceu na Comic Yuri Hime S, onde se encontra em publicação desde 2007. Apesar da data de estréia, a história de Ichijinsha só tem ainda 2 volumes.




Hanjuku Joshi  é mais um mangá de vida escolar e um dos bons. A história é sobre Yae, uma garota que não gosta do seu jeito feminino. Seu caminho se cruza com o de Chitose, que odeia seu jeito masculinizado. Juntas elas se completam e descobrem os segredos e delicias de ser mulher. A autoria é de Morishima Akiko, que é o principal trunfo do mangá no fim das contas. O foco é nas emoções das personagens e seus conflitos e isso são o melhor da história. Trata-se de um autentico Yuri e é recheado de demonstrações de afetos explícitos. O mangá é para um publico adulto, mais pelo apelo erótico do que pelo contexto da história. Foi publicado em 2008 e já se encontra finalizado com 2 volumes. Saiu por três revistas, a Comic i da editora solmare NTT e Comic Yuri Hime e Ichijinsha Mobile que é uma versão de histórias para celular da editora Ichijinsha.





Nessa injusta posição, se encontra Octave que é um dos mangás que eu mais gosto. Octave retrata a vida de uma mulher de 18 anos, Miashita Yukino, uma ex-ídol. Decidida a dar a volta por cima e talvez se encontrar, ela volta para Tokyo e acaba conhecendo Iwai Setsuko, uma ex-compositora. As duas acabam se envolvendo em um instigante e misterioso relacionamento. Este é um mangá seinen yuri, publicado pela Kodansha na revista Afternoon (casa de Aa Megami-sama e o elogiado Historie), que abrange um grande publico e não somente ao nicho. O mangá retrata uma história séria, com pouco humor, que foge daquelas típicas histórias açucaradas e com fan-service descarado. Akiyama Haru nos brinda com uma história fascinante sobre crescimento e conflitos internos. Octave também se diferencia por ter uma dose carregada de mistério sobre seu enredo. Este seria o mangá mais indicado para quem quer algo mais sério e com uma boa trama de envolvendo os personagens. O mangá é de 2008 e já está finalizado com 06 volumes.




Este é um josei com uma alta carga psicológica, para quem gosta de dramas, um prato cheio. A história segue de perto o relacionamento entre duas garotas, uma hikikomori e uma suicida. Rio Sakaki vive numa familia despedaçada, sendo constantemente abusada por sua madrasta e seu pai, embora tenha conhecimento de tudo o que acontece, nada faz a respeito. Ela conhece Sahoko Higa, uma garota que até então, passou dois anos dentro de casa. Elas se apaixonam e passam muito tempo juntas, até o momento em que Rio novamente entra em estado de depressão, voltando a pensar em suicídio. O mangá tem todo aquele clima de tragédia eminente no ar, consegue envolver habilmente o leitor no drama das protagonistas. Com certeza, pode ser considerada uma das mais belas histórias shoujo-ai já escrita, chegando a ser comovente em diversas passagens. Novamente, uma grande história publicada por uma grande editora, a Shueisha e serializada na Young You. A obra criada por Haruno Nanae foi encerrada com 2 volumes, tendo sido publicada em 1999.




Este é um mangá que peguei para ler recentemente, então não posso emitir muitas opiniões pessoais. Gokujou Drops é um ecchi yuri com um enredo escolar. Mas até onde li têm me agradado minimamente. O plot básico já da dimensão de toda a história:  Komari, uma caloura da Acadenia Ohtori precisa encontrar um alojamento para ficar. Com sorte, ela acaba encontrando uma vaga na prestigiada Paraiso Yakata (Mansão Paraiso – olha só o nome sugestivo). Mas tem um porém, para ser aceita no local, ela precisou aceitar ser criada de Himemiya Yukio. Paraiso Yakata é um alojamento onde toda a elite de Ohtori vive e é neste peculiar ambiente que se desenvolve a história desse mangá.  A série já esta finalizada com 3 volumes. Foi publicado originalmente no ano de 2008 e seu autor é Mikuni Hajime.



WOW!!! Ficou realmente um top 10 bem coerente e com as melhores opções em cada tipo de mangá. A listagem completa também está boa, ainda que eu não concorde com a posição de muitos títulos ai. A grande maioria tendem a ser os títulos mais novos, com alguns bons representantes da década de 70, 80 e 90. Incluindo a presença ilustre de Claudine, um clássico de Ryoko Ikeda (do inesquecível Versailles no Bara/Rosa de Versalhes). Claudine foi a primeira história que Ryoko Ikeda trata abertamente o tema yuri. A trama do mangá é toda ambientada no século 18 é um leitura quase que obrigatória pra quem se diz fã de yuri. O momento mimimi fica por conta de ausência de Shiroi Heya no Futari, prmeiro mangá yuri que foi publicado e não se faz presente nessa enorme lista, mas vai entender...

  1. Girls Friends (2007)
  2. Sasameko Koto (2007)
  3. Strawberry Shake (2005)
  4. Aoi Hana (2004)
  5. Ebisu-san to Hotei-san (2009)
  6. Flower Flower (2007)
  7. Hanjuku Joshi (2008)
  8. Octave (2008)
  9. Pieta (1999)
  10. Gokujou Drops (2008)
  11. Gurenki (2007)
  12. Husky and Medley (2008)
  13. Ameiro Kouchakan Kandan (2006)
  14. Tokimeki Mononoke Jogakkou (2006)
  15. Mizuiro Cinema ((2009)
  16. Junsui Adolescence (2006)
  17. Blue Friend (2010)
  18. Stray Little Devil (2005)
  19. Kuchibiru Tameiki Sakurairo (2005)
  20. Futari to Futari (2009)
  21. Maria-sama ga Miteru (2003)
  22. Chocolate Kiss Kiss (2006)
  23. Yuri Hime Wildrose (2007)
  24. Shinigami Alice (2009)
  25. Apocalypse (2009)
  26. Clover (OTSU HIYORI) (2007)
  27. Sisterism (2009)
  28. Fu~fu (2009)
  29. Shibuya District, Maruyama Neighborhood: After School (2004)
  30. Strawberry Panic! (2006)
  31. Hyakuoku Nengo no Kimi no Koe mo (2004)
  32. Hatsukoi Shimai (2006)
  33. That's Why I Sigh (2008)
  34. Kotonoha no Miko to Kotodama no Mahou to (2005)
  35. Venus Versus Virus (2005)
  36. Kimochi no Katachi (2009)
  37. Banana no Nana (2010)
  38. Kashimashi - Girls Meets Girls (2005)
  39. Sugar wa Otoshigoro (2008)
  40. Shitsuji Shoujo To Ojousama (2009)
  41. Shitsurakuen (2009)
  42. Himitsu no Recipe (2009)
  43. Otome - Kitan Gretel (2007)
  44. Transitor Teaset (2008)
  45. Blue Drop - Maiorita Tenshi (1999)
  46. Otome no Teikoku (2010)
  47. Presente (KURATA Uso) (2008)
  48. Manga no Tsurikata (2008)
  49. Natsu no Hajimari (2009)
  50. My Duckling (2010)
  51. Epitaph (2007)
  52. Blue (1995)
  53. Mai-ZHIME Zwei (2007)
  54. Nan no Iro (2008)
  55. Carbonard Crown (2007)
  56. Choir! (2008)
  57. Candy Boy (2009) 
  58. Gamerz Heaven (2003)
  59. Tetragrammaton Labyrinth (2005)
  60. Rakka Ryuusui (2006)
  61. Futari Goto (2004)
  62. Nettai Shoujo (2009)
  63. Katakoihime (2008)
  64. Honey Crush (2007)
  65. Otomeiro Stay Tune (2007)
  66. Petit Wildrose (2008)
  67. Tenbin wa Hana to Asobu (2008)
  68. Momo to Botan to Yuri no Hana (2010)
  69. Kawaii Anata (2007)
  70. Otome wa Inoru (2000)
  71. Yuru Yuri (2008)
  72. Hatshepsut (1995)
  73. Solfege - Sweet Harmony (2009)
  74. Candy Boy - Young Girls Fall in Live! (2009)
  75. Claudine...! (1978)
  76. Shoujo Kakumei Utena (1996)
  77. Tama to Tama to (2008)
  78. Shoujo Kakumei Utena: Adolescence Mokushiroku (1999)
  79. Na*Na*Ki!! (2006)
  80. Applause (1981)
  81. The Secret Stream (2008)
  82. Poor Poor Lips (2008)
  83. Sanbika (2003)
  84. Rakuen no Jouken (2007)
  85. Kurogane Pukapuka Tai (2008)
  86. Nekomedou Kokoro Tan  (2009)
  87. Your Fragrance (2008)
  88. Concerto (2005)
  89. Eve no Musukotachi
  90. Yume Message (1988)
  91. 9 Faces of Love (2001)
  92. Yuri Seijin Naoko-san (2002)
  93. Linkage (2009)
  94. Nobara no MOri no Otometachi (2010)
  95. Cat and Dog (2008)
  96. Showflakes Fluttering Down Though the Clear Sky (2005)
  97. Futtemo Haretemo (1993)
  98. Pixy Gale (2006)
  99. Shoujo Bigaku (2006)
  100. Eru-Eru Sister (2008)

26 Responses so far.

  1. Alexandre says:

    Bravo!! Post espetacular. Várias séries pra ler. Excelente. Só discordo um pouco da colocação dos primeiros lugares. Straberry Shake é Nº 1

  2. Fernanda says:

    Pra mim o ranking deveria ser: Aoi Hana n° 1; Strawberry Shake n° 2. O resto é lenda.
    O blog é show! o/

  3. Bárbara says:

    Gostei da lista, não concordo com o 1° lugar de Girl Friends.

    (A sinopse de Pieta está errada, a história é sobre Sahoko e Rio. A sinopse da postagem é de Double House, que é da mesma autora.)

  4. Unknown says:

    Nossa, que falha neh Bárbara, finge que nem viu nada >__<
    Pior que eu tinha visto seu feedback há um tempo e fiquei com preguiça de mudar, hoje que tomei coragem, oohh gooood D:

    desculpa gente e obrigadinha ^_^

  5. WOW, não sabia que Gokujou Drops estava em uma posição tão elevada, foi o primeiro mangá nesse estilo que li, e gostei bastante, por que embora seja bem voltado pro ecchi, não deixa de ser fofo demais o relacionamento da Komari com a Hime *-*

  6. Fernando-Sempai says:

    Esta Realmente no Contexto Ideal, ta muito bem feito, da minha parte alguns lugares poderiam ser trocados, mas muitos tem lugares merecedores, afinal não e feito baseado apenas nos gosto de uma pessoal, mas sim desse povo Yuriero Lindo com vários gostos e estilos diferentes

  7. Anônimo says:

    Onde vcs conseguem ler esses mangas shoujo-ai ?

  8. Anônimo says:

    Para mim, o primeiro é Sasameki Koto e o segundo Strawberry Shake. Não li o restante de Aoi Hana e Girl Friends. O primeiro eu achei semelhante a Sasameki, mas o primeiro não me cativou tanto, entretanto eu penso em sar uma segunda chance a ele. Já Girl Friends eu não gostei muito n (o.O), acho que n peguei a essência da trama, mas vou reler os capítulos e ver se eu me adapto.
    Bye bye.

    Hanoji-san

  9. luana says:

    eu concordo com Girl Friends em n-1. Gostei muito! e foi um dos primeiros que li. ♥

  10. Fênix says:

    Mangás? Super concordo com Girl Friends em primeiro, é um ótimo mangá. Porém, como mangá, o que Strawberry Panic ta fazendo na lista???? O mangá nem foi encerrado e a história é toda torta ( apesar que eu agradeceria se tivessem se inspirado no mangá quanto as cenas yuri echi quando foram fazer o anime, que pra mim é muuuuito bom).

    Segundo, ainda como mangá, ONDE ESTÁ A P* do KANNAZUKI NO MIKOOO???? Ok que a história é meio estranha no mangá e eu prefiro o anime, mas o mangá é bem mais completo e explica muita coisa, coisa q o anime não faz, como por exemplo porque raios a Chikane tinha q tirar a virgindade da Himeko!!! Eu gosto da história do mangá e, apesar da Himeko ser muito chata, eu amo KNM.

    Terceiro: só eu q acho que Blue Drop é um Strawberry Panic com aliens? O anime é bom mas que Final de mer*

  11. Moe-chan says:

    Tbm concordo en GirlFriends ta em 1°, eh otimo, mais "han?" oq , Octave tinha q ta ai, poxa mt bom, meio enrolado no meio, mais eh otimo na parte delas ficarem, se fosse por min ia fazer um discurso desse mangá ^^ , podia ate vira anime ~hehe~ eh neh, p****, tinha q vira anime, q raiva, tds os mangas yuris *seja oq for* virar anime, i dexa td o preconceito pra la , eh so mete a cara e segui em frente ~K-A-S~MT BOM, ADORO OS POSTS, POSTEN MAIS , QUERO LER >.<

  12. Anônimo says:

    MANO!!! pq PPL ta la no 82 ?? ele é mt bom deveria ta em 20 ou 22 porai .-.

    mais em relação a colocação dos 10 primeiros discordo com o primeiro :/

    diria que ficou Boa xD

  13. Unknown says:

    Alguém me recomenda um site onde eu possa ler esses mangás por favor?!

  14. Anônimo says:

    Onde encontro o manga Flower Flower em portugues? Meus mangas preferidos também são do genero Gender Bender

  15. Anônimo says:

    falto citrus de saburou uta!!!! Meu primeiro yuri q eu li e eh mto bom!!! Os tracos sao lindos e a trama eh d morrer d overdose!!! pq num botou.... -3-'

  16. senna889091 says:

    nossa, é uma boa lista, obrigado pro divulgar esta enquete, eu e uma amiga vamos poder desfrutar de bastante tempo lendo boa parte desses mangás o/

  17. Rhina says:

    Gostaria de saber se aqui no Brasil é possível encontrar algum desses mangás para comprar?

  18. LKMazaki says:

    @Rhina

    Obrigada pelo comentário!

    Olha, atualmente a única maneira de comprar mangás yuris é através de importação por livraria especializadas, como a Fonomag ou a Konekoshouten.

    Fora isso, apenas pela internet, em sites estrangeiros. Infelizmente, em ambas as opções, os preços não são nada convidativos, mas indico, se for para adiquirir alguma série que goste muito.

  19. Rhina says:

    Boa tarde.
    Até então eu não tinha lido nenhum mangá,mas já assisti muitos muitos animes(yuri,shoujo-ai,shoujo e alguns hentai-yuri).Tenho uma lista de preferidos entre os quais Aoi Hana e Sasameki koto que só tem sua continuação no mangá o que me levou buscá-los para ler porém me deparei com o Girl friend que por um bom tempo procurei pelo anime dele e não encontrei,fique curiosa e resolvi ler...me apaixonei.Não achei Aoi Hana então agora vou ler a Sasameki Koto.Daí meu interesse em ter o livro em si...E nem todos que gosto tem na net.
    Abraços.

  20. Unknown says:

    Olá >\\\\<
    Meu nome é vitória, mas podem me chamar de Viih >\\\\<
    Como podem ver sou muito tímida ><
    Eu estou começando a ver yuri a pouco tempo ><
    Meu anime Favorito é Junjou Romântica, eu AMO esse anime ! >.<
    Meu Sonho era ser que nem o Usagi-chan >^<
    Ou encontrar alguém como ele >^<
    Gostei bastante do blog ><
    Se alguém quisser fazer amizade e ser, er...
    Minha sempai dando dicas e me falando sobre os mangas yuri >< er...
    >\\\\\< eu ficaria muito feliz ><
    Obrigada ><

  21. JunisKD says:

    Esse top não conta os manhwas...v6 se surpreenderiam cm a qualidade de mangas feitos nos vizinhos dos japoneses. Caraz de mais. Hoje depois de ler todos os mangá que estão nesse top, o Girl Friends realmente e fofissimi, mas tem outro trabalhos da Morinaga que sai muito mais fofos e românticos que esse. Mas obque ganha de todos esses é disparado o manhwa da Ssamba, Fluttering Feelings...ahhhh Apaixonante. Um verdadeiro Josei-Yuri. Subarashii!!!! Recomendadíssimo! A história é lenta, mas não fiquem impacientes. E essa lentidão que torna a história mais autêntica e linda!!😄

  22. Se-chan says:

    Sim, nós sabemos como manhwas são bons! O problema da lista é que foi feita há alguns anos, então falta vários títulos recentes de sucesso como Lily Love, Citrus, AnoKiss, Their Story, Yagatte kimi ni naru, entre outros.

    Obrigado pelo comentário!! \o/

  23. Unknown says:

    Bom tem um app chamado mandrasoft que por sinal é muito bom

  24. Unknown says:

    Concordo plenamente,pelo drama e tal

  25. Unknown says:

    Eu recomendo yuriverso, já que é um site bem completo e até de suas espectativas.

  26. The Fool says:

    Oi!
    Vi agora que o post é de 2011, teria como fazer uma atualização dele, talvez fazendo um top 50 + 50 + 50 pra expandir um pouco?
    Gostei dos comentários sobre os títulos que vocês conhecem!
    Até!

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -